18.9.12

Champions League 2012-13 - Parte II


Grupo E: Chelsea (ING), Juventus (ITA), Nordsjaelland (DIN) e Shakhtar Donetsk (UCR) 

Atual campeão europeu, os Blues rejuvenesceram o elenco. Saíram Bosingwa, Kalou, Raul Meirelles e Drogba (o herói do título) e chegaram os promissores Marín, Hazard, Oscar e Azpilicueta. Apesar de equilibrado e forte defensivamente, é um time que depende muito das bolas paradas, dos lançamentos e dos momentos de lucidez de Lampard. E cá entre nós, Nando Torres ainda não convence...


Ao lado dos londrinos, La Vecchia Signora aparece como favorita a vaga. Base da atual seleção italiana, a campeã do Calcio trouxe Rubinho, Lúcio, Asamoah, Bendtner e Isla. Mesmo desfalcada pelas saídas de Del Piero, Krasic, Grosso e Elia, a Juve mescla jogadores aguerridos (como Vidal e Marchísio) com habilidosos (como Giovinco e Pirlo). Pode dar certo.


O time mais brasileiro do torneio deve contentar-se com a 3º posto. Tricampeão ucraniano e detentor de 100% de aproveitamento na liga local, o Shakhtar é osso duro. Além dos brasileiros, destacam-se o croatas Eduardo da Silva e Srna, além do armeno Mkhitaryan, artilheiro da equipe na temporada com 11 gols. Quanto ao atual campeão dinamarquês pouco pode se esperar. Apesar de possuir um conjunto entrosado, não conta com atletas de renome. Destaque apenas para o meia Lorentzen e o avante Beckmann. Mero coadjuvante.

Quem classifica? Chelsea e Juventus
Europe League (3º colocado): Shakhtar Donetsk
Tem brasuca aí? David Luiz, Ramires, Oscar e Lucas Piazon (Chelsea); Rubinho e Lúcio (Juventus); Fernandinho, Willian, Douglas Costa, Alan Patrick, Alex Teixeira, Ilsinho, Luiz Adriano e Dentinho (Shakhtar Donetsk)


Grupo F: BATE Borisov (BEL), Bayern de Munique (ALE), LOSC Lille (FRA) e Valencia (ESP) 

Na busca por um parceiro de ataque para Mario Gomez, os vice-campeões da Champíons não renovaram os contratos de Pranjic e Olic e contrataram Pizarro e Mandzukic. Além dos dois atacantes, Shaqiri, Dante e Martínez também desembarcaram em Munique. Com a permanência de Ribery, Schweinsteiger, Mulller e Neuer, os bávaros estão ainda mais fortes. Candidatos ao título.


Com a venda de Alba, Topal e Hernandez, o Valencia trouxe Fernando Gago, João Pereira, Cissokho e Sergio Canales (a maior promessa espanhola dos últimos anos), além de adquirir Valdez e Guardado por empréstimo. Com Diego Alves no gol, Banega no meio e Soldado à frente, os Ches deverão incomodar. Já o LOSC tem pretensões menores. Sem Hazard, seu principal articulador, trouxe Sidibé, Martin e Kalou. Muito pouco. Mesmo contando com atletas experientes como Landreau, Rozehnal, Pedretti e Mavuba, os franceses já ficarão felizes se terminarem em terceiro lugar.

Contando com a experiência de Hleb e os gols de Rodionov o hexacampeão bielorrusso sonha com uma vaga na Europe League. Dono de uma forte defesa liderada por Simic e Bordachev, o BATE venderá caro a derrota, principalmente em seus domínios. Será o termômetro da chave.

Quem classifica? Bayern de Munique e Valencia
Europe League (3º colocado): LOSC Lille
Tem brasuca aí? Rafinha, Dante e Luiz Gustavo (Bayern de Munique); Tulio de Melo (LOSC Lille); Diego Alves e Jonas (Valencia)

Grupo G: Barcelona (ESP), Benfica (POR), Celtic (ESC) e Spartak Moscou (RUS) 
Após destacar-se no Valencia, o novo lateral-esquerdo
da Fúria
foi contratado antes mesmo da Euro 2012
As vindas de Song e Jordi Alba só fizeram os catalães da atualidade ficar ainda mais fortes. Não suficiente pelo elenco recheado de craques como Iniesta, Pedro, Cesc, Xavi, Messi e Villa, os blaugranas também contam com os jovens que surgiram na categoria de base (La Masía) como Thiago, Cuenca, Fontás... Tal como ocorrera na temporada anterior, o maior inimigo do Barça é o próprio Barça.


Os outros integrantes da chave aparecem equilibrados. Mesmo com a saída de Witsel e Javí Garcia, os Encarnados trouxeram apenas Eduardo Sálvio. No restante, os destaques benfiquistas ainda estão nos sul-americanos Maxi Rodriguez, Luisão, Aimar, Gaitán e Oscar Cardozo. O time deve brigar pela classificação com o Spartak. Apesar de estarem em má fase na Russian League, os alvirrubros reforçaram-se com Insaurralde, Rômulo, Kalsstrom e Jurado (por empréstimo). Tem boas peças como Suchy, De Zeuuw e Emenike, principal atacante da equipe. Prova disso fora a eliminação imposta ao Fernebahce de Kuyt e Alex.


Correndo por fora, aparecem os campeões escoceses. Mais fraco do que em edições anteriores, possui um esquema muito retrancado e totalmente dependente dos gols de Samaras e do individualismo de Commons e Wanyama. Não empolga.

Quem classifica? Barcelona e Benfica
Europe League (3º colocado): Spartak Moscou
Tem brasuca aí? Dani Alves e Adriano (Barcelona); Artur, Luisão, Jardel, Bruno César, Lima e Alan Kardec (Benfica); Rafael Carioca, Romulo, Ari e Welliton (Spartak Moscou)


Grupo H: Braga (POR), Cluj (ROM), Galatasaray (TUR) e Manchester United (ING)

Para não repetir o pífio desempenho da temporada passada (3º na fase de Grupos), os vice-campeões ingleses investiram em bons nomes, como Kagawa e Van Persie. Isso faz com que Alex Fergunson não possua um “onze” definido. O padrão muda de acordo com o adversário. Apenas Carrick e Vidic são intocáveis. Não resta dúvidas de que os Devils tem time para ser campeão. O problema é fazer com que Rooney, Nani, Valencia estejam sempre inspirados. Sem eles, fica difícil.

O atual campeão da Super Lig briga com os portugueses pela segunda vaga. Reforçado por Cris, Felipe Melo, Hamit Altintop e Amrabat, os turcos contam com outros atletas com experiência internacional, como Elmander, Muslera, Hakan Balta, Umut, Baros e Eboué.  Trata-se de uma equipe equilibrada e difícil de ser batida. Dará trabalho aos maiores clubes europeus... Já o Braga, utilizando a política do “bom-e-barato”, foi às compras sem gastar alto. Destaque pra as chegadas de Beto, Rúben Amorim e Rúben Micael (os dois últimos, ambos por empréstimo). Com a venda da dupla de ataque formada por Lima e Nuno Gomes, olho em Alan, Hugo Viana e Helder Barbosa.

Considerado uma surpresa por conseguir eliminar o Basel, o Cluj possui um elenco sem estrelas. Além do conjunto, o destaque do campeão romeno fica pela veloz dupla de ataque formada por Kapetanos e Sougou. Luta para perder por poucos gols de diferença.

Quem classifica? Manchester United e Galatasaray
Europe League (3º colocado): Braga
Tem brasuca aí? Baiano, Ismaily, Paulo Vinícius, Douglão, Mossoró, Leandro Salino, Alan, Paulo César, Michel e Carlão (Braga); Rafael Bastos e Luís Alberto (Cluj); Cris e Felipe Melo (Galatasaray); Rafael e Anderson (Manchester United)

Nenhum comentário: