26.5.11

Vida longa a classe de 1992

Na foto abaixo, com Ferguson: Giggs, Butt, Beckham, Gary e Phil Neville e Scholes; geração de títulos e quase 400 jogos cada pelo United

Hoje, não há dúvidas que a melhor e mais aproveitada categoria de base do planeta é a formada em La Masia, em Barcelona. Entre titulares e reservas, o elenco culé tem a maioria de suas raízes fincadas na própria Catalunha. Porém, o rival deste sábado na grande final da Champions League (e tira-teima de 2008/09, quando o Barça venceu em Roma) tem o melhor aproveitamento de uma safra de garotos, quando fazemos a equação tempo + aproveitamento + títulos: a "classe de 1992" dos Red Devils.

A foto divulgada nesta semana pelo site oficial do Manchester United (acima), onde membros daquela época posaram para uma foto atualizada 20 anos depois correu o mundo no dia em que Gary Neville se despedia do futebol, após 20 anos defendendo apenas a camisa vermelha de Manchester. Porém, a classe começou a ser "formada" em 1991, consolidando-se, para alguns, até 1995. Quatro anos depois, a maioria destes jogadores estavam no Camp Nou fazendo história, na épica virada sobre o Bayern de Munique na final daquela Champions, que coroaria o triplete (Premier League, FA Cup e Champions, com o título do Mundial Interclubes conquistado sobre o Palmeiras adicionado à lista no final de 1999).

Os então aspirantes Gary Neville, Paul Scholes, Nicky Butt, David Beckham e Ryan Giggs (mais tarde, Phil Neville) eram frutos de uma das grandes implementações de Ferguson no Manchester: o fortalecimento das categorias de base, através do técnico dos juniores, Eric Harrison. A semente foi plantada com o título da FA Youth Cup de 1992 (a Copa da Inglaterra de Juniores, tradicional competição do país, disputada desde 1953), título não visto na galeria de troféus de Old Trafford desde 1964. Gary, Butt, Beckham e o reserva Giggs faziam parte dos vencedores. Mas, curiosamente, o galês foi o primeiro a ter uma chance entre os profissionais. Depois, a equipe chegaria em mais duas finais da competição (1993, derrotado pelo Leeds United, e 1995, campeões sobre o Tottenham). Dali surgiriam o incansável Scholes, com a camisa 10, e Phil – que seguiria os passos do irmão como lateral e posteriormente, como capitão da equipe aspirante.

Inseridos em momentos distintos na equipe de cima, contribuiriam na busca do posto de maior time da Inglaterra na atualidade e, porque não, de toda a história. O título da Premier League, em 2010/11, com Giggs e Scholes em plena atividade, tornou o United como o maior campeão nacional, com 19 taças (uma a mais que o Liverpool).


Porém, o auge da classe foi mesmo a temporada 1998/99. Naquela temporada, os garotos de Harrison que se sobressaíram eram parte fundamental de uma equipe que tinha nomes como o goleiro dinamarquês Peter Schmeichel, o zagueiro irlandês Denis Irwin e seu companheiro, o holandês Jaap Stam, o volante irlandês Roy Keane e a letal dupla de ataque, formada pelo trinitário Dwight Yorke e o inglês Andy Cole – comprado junto ao Newcastle, em negociação que envolveu um membro menos famoso da "classe de 1992", o winger Keith Gillespie.

Longevos, todos os "alunos" estiveram presentes naquela temporada com regularidade. O que menos esteve em campo foi Phil Neville, com 29 partidas. Além disso, todos eles têm, pelo menos, mais de 380 jogos com a camisa vermelha – Giggs detém o recorde de atleta que mais defendeu o clube, com 875 jogos, enquanto Paul Scholes (675) e Gary Neville (602) estão garantidos no Top 5. Nem todos daquela geração prosseguiriam em Old Trafford, obviamente. Mesmo não conseguindo repetir a fórmula vitoriosa no English Team, os britânicos daquela equipe foram peças importantes de sua seleção. Assim como hoje o são Piqué, Puyol, Busquets, Iniesta e Xavi na já campeã do mundo Espanha. Com contribuição enorme dos atletas blaugranas.

Por isso, a final entre Barcelona confronta o time que está próximo a ver uma era importante prestes a se encerrar contra um time que está fazendo história atualmente, uma espécie de Dream Team 2 – a equipe comandada por Guardiola é considerada a sucessora do também fabuloso Barcelona campeão europeu na década de 90, sob a batuta de Johan Cruyff – justamente quando Scholes e Giggs, adversários do Barça, começaram a se "graduar" em Manchester.

2 comentários:

Ricky_cord disse...

Excelente artigo com belas fotos. parabéns

André Augusto disse...

Obrigado pelos elogios e o comentário, cara. Volte a nos visitar!