7.5.11

Bonde do Mengão tem freio

Um Fluminense com a cabeça na Libertadores, um Vasco que fez boas contratações, mas ainda está se reestruturando e um Botafogo enfraquecido pela saída de Joel Santana – que tirava leite de pedra com o elenco que tinha, como mostrou o sexto lugar no último Brasileirão. Os trilhos estavam livres para a passagem do Flamengo, campeão invicto do Campeonato Carioca e apelidado de "bonde sem freio", pelo feito, difícil sob qualquer circunstância. Mas a equipe está longe de estar entre as melhores do futebol atual, mesmo do meio-campo em diante. E o ataque sofre com a má fase de Deivid. Além disso, a grande contratação/repatriação do futebol brasileiro nesta temporada ainda não deu nem pistas do seu futebol de outrora: Ronaldinho Gaúcho emperra o bonde.

Os 20 mil fanáticos que foram à Gavea recepcionar a estrela não imaginavam uma readaptação tão discreta. Mesmo Adriano, quando voltou ao Brasil e com todos os problemas de comportamento, conseguiu se sobressair no Brasileirão de 2010. E Gaúcho foi mais nome do que bola no 32º carioca do Fla. Atuando primordialmente como primeiro atacante, o camisa 10 fez apenas quatro gols (mesmo número do reserva-talismã Wanderley e um a menos do que Deivid, que flertou várias vezes com a reserva por conta da má fase, que se arrasta desde que chegou ao clube, em 2010). Na armação de jogadas e no passe, outra forte característica em sua carreira na Europa, foi o terceiro pior passador do Carioca, com 77 passes errados ao todo, uma das piores médias por jogo do torneio. Foi um dos maiores dribladores, é verdade. mas nada que resultasse em jogadas fabulosas ou gols decisivos, como antes.

No jogo diante do Ceará, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, os rubro-negros foram surpreendidos em pleno Engenhão, por 2 a 1. E Ronaldinho já ouviu as primeiras vaias da torcida, insatisfeira com o rendimento fraco em mais uma partida. Muito festejado até então, o atacante já vê a paciência das arquibancadas se esgotar. No estadual, foi mero coadjuvante na caminhada de brilhos nos clássicos, a cargo do goleiro Felipe (estrela nas cobranças de pênaltis contra Botafogo, Fluminense e Vasco), do incansável Willians e do verdadeiro fator de desequilíbrio da equipe, o bom, incisivo e goleador meia Thiago Neves.

Se Gaúcho não consegue nem brilhar nem em um Campeonato como o Carioca, muito díspar na relação entre grandes/pequenos, o que esperar dele no Brasileirão? Com 31 anos, aparentemente em boa ordem física e "motivado" pelo cenário exuberante da Cidade Maravilhosa, muitos já veem esta fase como o declínio em sua carreira. O camisa 10 terá o torneio nacional para provar que eu (e muitos outros por aí) esteja errado e que ainda possa sair algum momento genial dali. Ele pode e o nível de defensores do Brasileirão permite esse gás a mais. Depende tão e exclusivamente dele.

Nenhum comentário: