2.5.11

Sucesso bósnio ou alemão?

*Redigida originalmente para a seção "Fique de Olho", do Olheiros (@olheiros)

Imagine um jovem talento do futebol de apenas 16 anos que já precisa tomar diversas decisões de qual rumo sua carreira vai seguir, além de ter o futebol comparado ao do maior ídolo de seu país natal. São alguns dos dilemas que se passam na mente do atacante Almir Kasumovic, uma das mais novas sensações do futebol bósnio.

Nascido em meio à Guerra da Bósnia – que aconteceu na esteira de dissolução da Iugoslávia entre abril de 1992 e dezembro de 1995 – o atacante teve toda a sua formação futebolística na Alemanha, onde defende o Hannover 96, que atualmente briga por uma inédita vaga na história do clube para a próxima UCL. Por lá, ele é taxado como o “novo Dzeko”, campeão alemão com o Wolfsburg em 2008/09 e que foi comprado recentemente pelo Manchester City por 42 milhões de euros. Inglaterra que também pode ser um dos destinos de seu futuro.

Entre comparações e a cobiça de times maiores da Alemanha e gigantes ingleses como o Arsenal e o Chelsea (que costuma investir na contratação de diversos talentos oriundos do Leste Europeu), Kasumovic tem opções de se espelhar em compatriotas do próprio futebol alemão como o meia Marko Marin (sérvio, que defende a Alemanha), o atacante Zvjezdan Misimovic (alemão, que defende a seleção bósnia) ou Sehad Salihovic e Vedad Ibisevic, como exemplos recentes de sucesso na Alemanha. Resta saber se sua lealdade penderá para a Bósnia-Herzegovina natal ou pela casa de adoção, a Alemanha.

Talento “em promoção”

Boa parte da Alemanha já conhece os feitos do atacante bósnio de 1,82m, atacante de muita técnica que sabe atuar tanto como o clássico centroavante de referência, quanto um avante de movimentação e que abre espaços aos companheiros. Além da técnica, os olheiros mais atentos ao atleta dizem que seu jogo aéreo e o senso de posicionamento é muito apurado, o que reforça as comparações com o “diamante bósnio”, alcunha dada ao camisa 10 do Manchester City.

Se a coincidência de estar no lugar certo e na hora certa faz parte da carreira de boa parte dos jogadores, a precocidade com que os fatos ocorreram na breve carreira de Kasumovic impressionam e mostram que a aposta em seu desenvolvimento vem cercado de grande expectativa.

Perto de completar 17 anos em junho próximo, o atacante estreou pelo time sub-17 do Hannover com apenas 14 anos, em março de 2009. Oito jogos e cinco gols depois, ele já alinhava pelo sub-19, do qual virou figura constante. Até o momento de redação deste texto, eram 18 jogos nesta categoria, com seis gols. Se a marca não aparenta ser tão expressiva, é preciso lembrar que ele vem ganhando espaço na equipe principal, sendo testado entre titular e opção do banco numa equipe de jogadores primordialmente mais experientes que ele.

Tanto destaque chamou a atenção de clubes locais, como o Hamburgo e o Hoffenheim. Porém, Kasumovic surgiu com destaque na imprensa europeia ao ser noticiado um possível interesse da dupla londrina Arsenal e Chelsea. Se o primeiro é conhecido pelo tato no recrutamento e desenvolvimento aos jovens talentos, graças ao rtabalho do técnico Arsène Wenger, o segundo já possui alguns jogadores oriundos da ex-Iugoslávia em seu elenco principal e nas categorias de base, como o zagueiro Branislav Ivanovic e os jovens Slobodan Rajkovic e Milan Lalkovic (todos sérvios), além do goleiro croata Matej Delac. Além disso, os tablóides noticiaram a atenção dada pelo técnico Carlo Ancelotti, que vem observando a progressão do aspirante a craque.

Aumentando as especulações, há o fato de seu vínculo com o Hannover ser válido até o próximo dia 30 de junho, quando o jogador já terá 17 anos completos e poderá rubricar seu primeiro contrato como profissional. Ou seja, os valores envolvidos para uma eventual troca de clube seriam relativamente baixas – mesmo com a decisão de um possível ressarcimento aos alemães determinados via Justiça, caso as partes não entrem em acordo. Porém, o agente do jogador, Jan Dreyer, disse ao diário Bild que a prioridade e o desejo do jogador é ficar em seu atual time. E o próprio Kasumovic ratificou esse desejo, em entrevista concedida ao site Transfermarkt.

“Hannover é definitivamente o meu primeiro contato. Jogo lá desde o sub-14 e sempre tive muito incentivo dos treinadores do clube. Hannover é a minha casa e tenho minha família e meus amigos lá. Mas é como diz o ditado: ‘nunca diga nunca’”, cravou, ciente que a possibilidade de vestir outra camisa existe.

Entre os grandes

Não é só no Hannover que os passos dados pelo atacante parecem largos. A boa fase do Hannover na Bundesliga somada às performances do garoto na base fizeram com o técnico Mirko Slomka, da equipe principal, o convidasse para treinar recentemente com o time de cima.

Pela seleção bósnia, o garoto de 16 anos já esteve com a equipe sub-21, fato que mostra que os dirigentes da federação bósnia têm muito interesse de que ele defenda os Zmajevi. O próprio atleta já declarou que já havia sido contatado para ratificar tal escolha, em detrimento da Alemanha. Porém, a dupla nacionalidade pode fazer com que ele ainda possa optar pela seleção tricampeã mundial em um futuro próximo.

“Cada garoto que quer se tornar um jogador profissional e é claro que quer ter a sensação de defender seu país. Seria uma honra para mim se eu pudesse defender a Bósnia e eu adoraria fazê-lo. Mas se, por exemplo, bater a Federação Alemã de Futebol me contatar, eu não diria que não (aceitaria). A geração jovem sempre foi muito bem aproveitada e o time é um dos melhores do mundo”, declarou.

Espelhando-se em Dzeko, com o qual é imediatamente comparado, Kasumovic pode tentar seguir os passos de seu ídolo e modelo. Ou se aproveitar do sucesso da nova geração germânica do técnico Joachim Löw, evidenciada na juventude de Özil, Khedira e Müller, que brilharam com o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2010 e que já se fortalecer com novas caras como Marko Marin, que representam os novos destaques do futebol alemão, que alia a velha tradição e a eficiência com a miscelânea e as origens cosmopolitas de vários jogadores da atualidade.

Ficha técnica

Nome completo: Almir Kasumovic
Data de nascimento:
03/06/1994
Local de nascimento:
Bósnia e Herzegovina
Clube que defendeu:
Hannover 96
Seleção que defendeu: Bósnia sub-21

Um comentário:

José Dias, o agregado. disse...

Já não basta a legião estrangeira nos clubes europeus, agora também nas seleções.
Ganham os clubes, perdem as nações.