
Quando ninguém mais achou que o Barcelona poderia surpreender a todos que gostam do futebol bonito, Puyol e Xavi dão a honra para o lateral-esquerdo Eric Abidal ser eternizado nas fotos em que o capitão de ocasião levantou o quarto título europeu, nas tribunas do Estádio de Wembley. Ao lado do crescimento monstruoso da técnica do lateral Daniel Alves, a eficiência defensiva e ofensiva do meio-campo autenticamente culé de Busquets, Iniesta e Xavi, o faro de gol e o comprometimento de Pedro e Villa e a genialidade de Messi em 2010/11, a imagem também mostrará a superação do camisa 22, diagnosticado com câncer no fígado no meio desta temporada, mas que se curou a tempo de sentir o gostinho da glória de estar no topo da Europa, após atuar em toda a final.

Quanto a Messi, de apenas 23 anos, estamos vendo a história sendo feita, com o argentino construindo sua imagem ao lado dos grandes craques da história. Alguns voltarão a argumentar que ele ainda não levou a Argentina nas costas para vencer uma Copa. Mas craques como Puskás, Di Stéfano, Platini e Zico também não o fizeram, mas sempre são citados em qualquer lista de gigantes da bola. A seleção brasileira de 1982, do belo futebol e a revolucionaria Holanda, da "Laranja Mecânica" de 1974, são lembradas até hoje, mesmo nunca tendo erguido a taça mais cobiçada do esporte bretão. Se o camisa 10 do Barcelona – que deve ter, pelo menos, mais duas Copas do Mundo em alto nível, caso não se contunda gravemente – não erguer uma Copa para nossos hermanos, ainda assim terá feito história. Se ganhar, com certeza, já será equiparado por todos a El Pibe Maradona. Talvez, até ultrapassá-lo.

As discussões são sempre válidas, mas devemos nos acomodar bem no sofá ou arquibancada. No futuro, seremos nós a dizer: "Eu vi o Barcelona de Guardiola e Messi em ação", como os mais velhos se referem aos grandes esquadrões do passado, de Pelé, Garrincha, Maradona e etc.
2 comentários:
Y Messi no para de crecer!!
Saludos porteños.
Olá,
Aqui é Luiza, da Editora Record.
Acabamos de lançar pela Editora Civilização Brasileira a edição revista, atualizada e ilustrada do livro Gigantes do Futebol Brasileiro.
Você teria interesse em receber um exemplar para resenhar no blog?
Aguardo retorno.
Atenciosamente,
Luiza Lewkowicz
Marketing
Grupo Editorial Record
luiza.lewkowicz@record.com.br
Postar um comentário