23.4.10

Os brasileiros na Libertadores 2010

Estudiantes, de Verón, vai defender o título conquistado no ano passado, em pleno Mineirão


A rodada da última quinta-feira definiu os últimos classificados para a Taça Libertadores. E com ela vem o excelente desempenho brasileiro: os cinco representantes do país passaram a próxima fase - uns com as melhores campanhas, caso de Corithians e São Paulo, e outro com a pior, o Flamengo, graças a uma combinação de resultados.

E, depois das finais caseiras em 2005 e 2006, podemos novamente ver dois brasileiros decidindo o nobre torneio. Bom, pelo menos por enquanto. O esdrúxulo regulamento da Conmebol, como sempre, não é claro, o que gerou uma grande dúvida quanto a essa possibilidade. Motivo: até então, clubes do mesmo país se enfrentariam na semifinal. Para esta edição, a regra valeria já a partir das quartas.

Mas depois de grande confusão, a entidade sul-americana explicou que essa regra valia apenas para os mexicanos, para evitar que houvesse uma final entre times do país. Ou seja, volta a regra da semifinal, o que, pelo cruzamento abaixo, mostra a possibilidade de Corinthians ou Flamengo decidirem contra São Paulo, Cruzeiro ou Inter - se passarem por seus adversários, claro.


A grande expectativa fica para o confronto das equipes de maiores torcidas do Brasil: o 1º Corinthians enfrenta o 16º Flamengo, em jogo que, apesar do clichê, tem tudo para ser memorável. Os paulistas são os favoritos, não apenas pela campanha, mas também pelo péssimo ambiente no clube carioca, que demitiu Andrade e ainda não tem técnico para o duelo.

Mas é também o encontro do flamenguista Ronaldo com o Maracanã lotado torcendo pelo Império do Amor, que, se não vive uma boa fase - diga-se Adriano, envolto em problemas pessoais e técnicos, pode facilmente decidir uma partida. Até o problema com a balança é fator comum entre Fenômeno e o Imperador. Se o rubro-negro voltar a apresentar o futebol do começo do ano, certamente teremos um duelo equilibrado e emocionante, que deixará de luto uma grande massa de torcedores.

Quanto aos outros brasileiros, acredito que devem passar, mas suando a camisa. O São Paulo pega o desconhecido Universitario, do Peru, mas experiente no campeonato: está em sua 27ª participação. A Raposa pega o Nacional do Uruguai, semifinalista no ano passado. E o Colorado, dono da melhor defesa junto com São Paulo e Universitario (dois gols sofridos) pega o argentino Banfield, dono do melhor ataque com 13 gols. Ingredientes não faltam para bons jogos.

2 comentários:

Felipe Brisolla disse...

O Corinthians está em melhor momento que o Flamengo, mas se Joel Santana acertar com o Rubronegro isso muda. Não que eu ache ele um grande treinador, mas sangue novo é sempre sangue novo. E os jogadores do Fla adoram o Joel. Vamos esperar a definição nos próximos dias.

O São Paulo passa fácil. Não pela força de seu grupo, mas pela fraqueza do adversário. Cruzeiro também deve atropelar. Acho que a maior indefinição é o duelo do Inter. O Banfield é o atual campeão argentino e pode surpreender...

Fabiano disse...

Essa semana começa verdadeiramente a Libertadores para as equipes brasileiras, apesar de que o Flamengo não fez a sua parte a agora vai enfrentar uma equipe brasileira já nas oitavas. quem passar dos dois praticamente está nas semi já que o próximo confronto é com duas equipes de pouca tradição. Já o outro lado da chave é mais disputado. Poderemos ter confronto de brasileiros nas quartas, semi e quem sabe até na final. Como bom cruzeirense espero que esse ano meu time conquiste o tão sonhado tri campeonato, já que ano passado foi por pouco.

http://blog-do-faibis.blogspot.com/