18.4.10

Impressões sobre a Copa

Crédito: Eduardo Tarran
Mauro Beting, Sérgio Xavier Filho, Paulo Guilherme e Milton Leite

Nesse domingo teve fim o Universo Futebol, evento realizado desde quinta-feira no Ibirapuera, em São Paulo, e que contou com muitas atrações tendo o esporte mais popular do país como tema, como mostras de cinema e literatura, palestras e "game zones", divertindo o público presente.

Entre elas uma mesa redonda com o título "Tentáculos do Jornalismo", mediada por Sérgio Xavier Filho, editor da Placar, e com a presença de Mauro Beting, Milton Leite e Paulo Guilherme. A Copa do Mundo da África do Sul foi o assunto.

Uma das melhores observações foi feita por Paulo Guilherme, coisa que até então eu não havia pensado: pelo andar da carruagem, o Kaká pode se tornar o Raí de 1994, quando chegou na Copa como capitão e camisa 10 e acabou no banco. Kaká não vem jogando bem, até porque a lesão o impede de entrar em campo. Paulo também atentou para a versatilidade de Daniel Alves, o que pode abrir espaço na convocação. Dunga poderia abrir mão de um lateral esquerdo reserva, por exemplo, até porque está difícil de definir um titular.

Um ponto comum foi a falta de jogadores acima da média na equipe. Como parece claro que Ronaldinho não irá mesmo, apenas Kaká e Robinho seriam aqueles para desequilibrar. Concordo, e vejo como mais um motivo para levar os santistas Neymar e o Paulo Henrique. Estão jogando demais.

Milton Leite destacou que o Dunga tem montado a seleção num esquema bem organizado assim como foi em 94. Mas não deveria morrer abraçado aos jogadores que tem sido convocados desde que assumiu. Falta sensibilidade ao treinador.

Mauro Beting levantou a tese de que há um certo preconceito com a seleção tetracampeã. Milton discordou, e acrescentou que Dunga é rancoroso com a seleção de 82 e mesmo com os jornalistas - lembrando dos xingamentos do capitão levantando a taça do tetra. Sérgio Xavier, porém, disse que há sim um certo ranço da imprensa com a equipe de 94, seja pela falta de craques ou também por ter sido mal-humorada. Nessa questão, acho que imprensa e Dunga colaboraram pra isso: nenhum dos dois lados fez questão de criar um ambiente melhor.

Para finalizar, sobre a Copa a ser realizada no Brasil, Mauro Beting resumiu: festa para todos, farra para poucos.

Um comentário:

Vinicius Grissi disse...

Kaká no banco é impossível. Mesmo que esteja mal, será o titular, principalmente porque não haverá reserva para ele no grupo.

Quanto a Neymar: começo a ter convicção que será impossível para Dunga não convocá-lo. Está jogando demais!