20.4.09

Melhor do Brasil?

Campeão gaúcho invicto, seria o Inter o grande favorito ao Brasileirão 2009?

O Internacional foi bicampeão gaúcho com sobras, após vencer os dois turnos. Na “final”, venceu o Caxias por impressionantes 8-1 – curiosamente, o mesmo placar da final de 2008, frente ao Juventude. Como no ano passado, o Inter tinha grande elenco, cercado de expectativas e cotado como um dos favoritos ao título nacional. Mas no Brasileirão, o Inter emperrou e conseguiu uma modesta sexta colocação, 11 pontos abaixo da zona da Libertadores. Ainda assim, o Colorado “salvou” o ano com a conquista da Copa Sul-Americana, muito pouco para o real potencial do elenco da equipe, que trocou de técnico em meio ao certame - Abel Braga por Tite.

Neste Gauchão, o Inter foi ainda melhor do que no ano passado: marcou 67 gols e sofreu 14 em 21 partidas, com 18 vitórias e apenas três empates. Em 2008, foram três derrotas e dois empates em 20 partidas, onde o Colorado marcou 52 gols e tomou 15. Números mais do que suficientes para alguns jornalistas cravarem o time dirigido por Tite como o melhor do Brasil na atualidade. Particularmente, o Colorado não pode ser cravado como o melhor do Brasil, mas o time de maior potencial e de futebol mais vistoso. Só não o cravo como o grande favorito pelo mesmo motivo do ano passado: faltam testes em alto nível.

Assim como acontece com o Cruzeiro em Minas – de bom elenco e jogando ótimo futebol – a polarização das forças do estado impedem que possamos cravar um diagnóstico. Com o Grêmio voltando suas prioridades à Libertadores e não apresentando o eficiente futebol de 2008 – tanto que Celso Roth foi demitido do cargo – os Grenais mostraram a superioridade do Inter frente a um Grêmio que não estava ou não jogou dentro de sua real capacidade. Posteriormente, os grandes rivais foram eliminados da disputa na segunda fase e o caminho se abriu para os Colorados consolidarem sua supremacia no estado, quatro títulos à frente do Grêmio (39 a 35). Mas na Copa do Brasil, os Colorados se complicaram em jogos fáceis, perdendo para o União Rondonópolis/MT na partida de ida pelo placar mínimo – venceu a volta por 2-0 – e perdeu a chance de eliminar o Guarani, recém rebaixado à Segundona paulista ao marcar apenas 2-1 no brinco de Ouro.

No entanto, não se pode ignorar uma equipe como o Inter, que desde 2005 vem se consolidando no ról das grandes equipes nacionais, disputando e conquistando diversos títulos, como a Libertadores e o Mundial de 2006, Recopa e Sul-Americana, além dos vice-campeonatos brasileiros em 2005 e 2006. Questionado durante o início do seu trabalho, a conquista da Sul-Americana deu mais tranquilidade a Tite para a montagem do bom time deste 2009. De boa defesa, capitaneada por Bolívar e Álvaro e do bom lateral Kléber, tem um dos melhores setores ofensivos do país. O tridente D’Alessandro-Nilmar-Taison é muito versátil, com D’Ale municiando a boa, rápida e veloz dupla de atacantes, auxiliado pelas boas investidas do argentino Guiñazu e o raçudo Magrão, chegando com qualidade ao ataque. Mesmo tendo perdido Edinho para o Lecce no início do ano, o garoto Sandro vem mostrando qualidade e vem dando conta do recado. A jóia é Taison – outro fruto da excelente base colorada - artilheiro do Gaúchão com 15 gols. A comparação com Pato vem naturalmente. Ainda no elenco, jogadores como Andrézinho e Alecsandro, certamente seriam titulares em muitos dos clubes da Série A.

Ainda precisando de alguns ajustes, temos que esperar para ver como um equipe dessa se comporta atuando numa Ilha do Retiro, Arena da Baixada e outros estádios da elite nacional para medirmos a real capacidade da equipe de Tite. O primeiro grande teste será na estréia do Brasileirão, contra o Corinthians dentro do Pacaembu, onde a equipe alvinegra não perde em seus domínios há oito meses (contabilizando os resultados antes da final contra o Santos). Um bom teste ao promissor elenco do colorado, que enfrentará um time que também promete brigar por boa colocação neste Brasileiro após superar o calvário da Série B e consolidar o elenco nas finais deste Paulistão.

7 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Não tenho dúvidas nenhuma que o elenco do Internacional é um dos melhores do país. Você mencionou bem que ainda é cedo para afirmarmos que o time colorado é o melhor, pois falta uma prova de fogo para comprovar isso. O campeonato gaúcho é muito fraco, não podemos medir nada através dele.

Abraço!

Leandro Montianele

Felipe Moraes disse...

Acho que sim. O time é reflexo da boa renovação feita no ano passado. Este pode ser mesmo o ano do Inter!

Abraço,
Felipe Moraes

Arthur Kleiber disse...

Realmente falta um teste maior para o Inter. No ano passado, com praticamente o mesmo elenco, foi mal no brasileiro e foi eliminado na copa do brasil com goleada para o Sport. Mas o fato eh que o Inter ta jogando mt bola e a diretoria do Inter, apesar de um pouco esquecida por estar tao "longe", eh uma das melhores do futebol nacional: o Inter possui impressionantes 82 mil socios, tem revelado bons jogadores todos os anos, e comemora um titulo por temporada desde 2002 (2002: campeão gaúcho; 2003: bicampeão gaúcho; 2004: tricampeão gaúcho; 2005: tetracampeão gaúcho; 2006: campeão da Libertadores; 2006: campeão mundial; 2007: campeão da Recopa; 2008: campeão da Copa Dubai; 2008: campeão gaúcho; 2008: campeão da Sul-Americana; 2009: bicampeão gaúcho). E, ao contrario da tao falada diretoria sao-paulina, tido como a melhor, nao fica com picuinha com o rival gremio.

Vinicius Grissi disse...

O Inter é disparado o melhor time do país no momento. Mas não dá para colocá-lo como favorito ao Brasileirão, sempre tão disputado e cheio de concorrentes fortes.

Armando Teixeira Junior disse...

Bom texto Coxa, coloquei um link para este post lá no meu blog. Pois é o Inter realmente não foi testado de verdade, e acredito que apesar da ótima equipe e do belo futebol apresentado até agora, o formato do Brasileiro vai consagrar times mais regulares e menos vistosos. Acho que novamente este ano o São Paulo de Muricy é o favorito. O Corinthians também vem mostrando uma boa sequência, o brasileirão tem tudo para ser empolgante.
Abraços

Persio Presotto disse...

aposto numa boa campanha do internacional no brasileiro, mas não por ter conquistado o gauchão. é muito pouco... abs, pp

Lis-Brasilia, DF disse...

Concordo , é cedo para dizermos que o INTER irá vencer a Copa do Brasil e o Brasileirão, mas já foi testado nos Aflitos(3x0 ao natural). Futebol não tem lógica e se tivesse perdia a graça. Além disso, as partidas se decidem em detalhes como aquele contra o Corínthians em que o juiz além de não dar o penalti, ainda expulsou o Tinga e o INTER perdeu o Brasileiro mas ganhou a Libertadores e o Mundial. Quanto a desclassificação da Copa do Brasil no ano passado, um dos motivos foi que o time, após jogar no Nordeste,no interior de Alagoas, teve a maioria dos jogadores contaminado pelo virus da hepatite junte-se a isto, da saída do técnico e alguns jogadores(Fernandão entre eles). Mas ninguém, por mais bairrista que seja, há de negar que o INTER tem o melhor plantel do Brasil, com os 11 titulares onde destacam-se Nilmar, D'Alessandro, Guiñasu e Taison e mais Andrézinho e Alecsandro, no banco. Sem falarmos no zagueiro Sorondo que está voltando. Qual o time no Brasil que tem um elenco desses além de ter os salários em dia e 85 mil sócios pagando mensalmente?Por muito menos, o Flamengo e o Corinthians já seriam considerados os melhores do Brasil. Vamos dar a mão a palamatória, o Internacional é o MELHOR time do Brasil, se vai ganahar todos os títulos que disputa é outra história. Um abraço. Lis