16.4.09

A 90 minutos do título?

No próximo final de semana, três dos campeonatos regionais mais tradicionais do país poderão acabar mais cedo. Campeões do primeiro turno, Sport, Internacional e Botafogo terão a oportunidade de conquistar o 2º turno e evitar a realização das finais.

A meu ver, o Sport é aquele que tem maiores condições de levar o caneco antecipadamente. Mesmo enfrentando o Náutico nos Aflitos, o Leão da Ilha é favorito. A campanha fala por si: 21 jogos, 19 vitórias, 2 empates e nenhuma derrota. Com três pontos de vantagem sobre o Timbu, um mísero ponto garante o tetra invicto.

Méritos para o bom 3-5-2 armado por Nelsinho Baptista, que mescla a experiência de alguns jogadores com a juventude de outros. Se na defesa, o seguro goleiro Magrão passa tranqüilidade ao trio de zagueiros formado por Durval, Igor e César, no meio-campo, o cerebral Paulo Baier organiza todas as investidas rubro-negras. Isso sem citar outras as opções ofensivas, representadas na forte chegada de Andrade pelo meio ou nas constantes subidas de Dutra pela ala. Mostras de que a jovem dupla de atacantes formada por Ciro e Vandinho está muito bem servida.

Por isso, acredito que somente uma tragédia impedirá o título do Sport, que certamente é a equipe nordestina mais consistente da atualidade. E vale lembrar que se isso realmente ocorrer, será o sétimo turno consecutivo conquistado pelo Leão. Será que o resultado ruim diante do Palmeiras, nesta quarta-feira, modificará esse prognóstico?

Em situação semelhante aparece o Internacional. Invicto na competição (com 13 vitórias e 3 empates) e dono dos melhores ataque (51 gols marcados) e defesa (10 gols sofridos), o time do Beira-Rio é indiscutivelmente favorito na decisão do 2º turno perante o Caxias, equipe que faz uma campanha irregular e tem apenas o oitavo melhor desempenho na classificação geral.

O segredo do esquema tático de Tite, o 4-4-1-1, é a marcação. Com exceção de Nilmar, todos os atletas recuam quando a equipe perde a bola. Tamanha aplicação de seu aguerrido trio de volantes (Guiñazú, Sandro e Marcão) faz com que o quarteto defensivo (Bolívar, Índio, Álvaro e Kleber) não fique desguarnecido. Mais a frente, D’Alessandro fica com a missão de armar o time e distribuir o passe, enquanto que, no ataque, Nilmar atua mais centralizado fazendo o pivô para o jovem Taison (artilheiro da competição com 14 gols).

A única coisa que pesa contra, é a superstição. Afinal, na única vez que a equipe grená foi campeã gaúcha (2000), o treinador rival era justamente Tite, ainda no comando do Grêmio. Nada que abale, porém, o motivado Colorado, que adoraria iniciar o Ano do Centenário com um título na bagagem.

Ao contrário de pernambucanos e gaúchos, o Botafogo terá de encarar uma missão muito mais difícil. Nesse equilibrado confronto contra o Flamengo é quase impossível haver algum favoritismo. Na única fez que se enfrentaram nesse ano, ainda pela 1ª fase da Taça Guanabara, deu empate: 1 a 1.

Mesmo com um elenco totalmente reformulado, Ney Franco faz com que seus atletas rendam o máximo de si no gramado. O elemento-surpresa em seu 3-4-1-2 é o veloz Maicossuel, que, em ótima fase, atua como um atacante recuado e sempre aparece para ajudar Reinaldo e Victor Simões na finalização das jogadas. Bolas paradas proporcionadas por Juninho e lançamentos vindos dos alas Alessandro e Thiaguinho também contribuem para a alta média de gols do Fogão, dono do melhor ataque do torneio. Na marcação, Fahel e Leandro Guerreiro são os responsáveis em proteger o trio de zagueiros que apesar de firme, é lento.

Todavia, a campanha dos alvinegros é repleta de altos e baixos. Tanto que foi capaz de golear o Vasco e perder para o Volta Redonda, por exemplo.Não dá para botar fé. Além disso, há de se admitir que a equipe da General Severiano tem, pelo menos no papel, um grupo tecnicamente mais limitado que o rival da Gávea. E para mim, isso fará a diferença.

5 comentários:

Felipe Moraes disse...

Ótimo panorama, Barretos.

São três excelentes times, que podem dar trabalho no Brasileiro.

Abraço,
Felipe Moraes

Persio Presotto disse...

Thiago, pra mim, Internacional e Sport serão, sim, campeões neste final de semana. Torço para o Botafogo também ser. Mas, tenho lá minhas dúvidas. O flamengo não é moleza! Abs, PP

André Augusto disse...

Mas que papelão no Botafogo na Copa do Brasil. Veremos se não afeta no domingo. Sport e Inter já podem comemorar, não existem adversários à altura nos respectivos campeonatos.

Breiller disse...

Também vejo dessa forma. O Sport é o mais encaminhado. Até porque, pelo que se viu ao longo do Pernambucano, os adversários estão bem atrás no quesito técnico. O Inter também não deve deixar escapar, apesar da ascenção do Caxias nesse final de Estadual.

O Botafogo é quem tem a missão mais difícil. Como bem observado aí no post, o time oscila demais. Goleia e é goleado pelo Vasco, perde para o Americano... É a única incógnita dos três.

Abraços!

Vinicius Grissi disse...

Inter e Sport vão levar neste fim-de-semana. O Botafogo, já não sei mais. Acho que vai pra decisão.