7.9.07

Garimpando talentos

Giovanni dos Santos é a nova menina dos olhos do Barcelona. Será que o mexicano terá uma trajetória semelhante a de Messi?

Não é segredo para ninguém que o assedio dos grandes clubes a talentos promissores se dá cada vez mais cedo. E quem mais sofre são os clubes latino-americanos, que mal vêem os jogadores atuando pelos clubes locais. Um bom exemplo do êxito em trazer jogadores "teens" para suas fileiras é o Barcelona. Depois de garimpar o argentino Lionel Messi, que foi para a Catalunha com apenas 13 anos e que estourou para o mundo do futebol após passar por todas as categorias de base do Barça, a grande promessa da vez é o mexicano Giovanni dos Santos. O meia-atacante, de 18 anos e filho do brasileiro Zizinho (que atuou boa parte da carreira no futebol mexicano), chegou ao blaugranas com apenas 12 anos, após ter se destacado em um torneio na Europa representando a equipe de Monterrey, onde estava um olheiro do clube catalão. Desde então, sua evolução foi notória.

Giovanni apareceu com brilho no mundo do futebol durante o Mundial Sub-17 de 2005, disputado no Peru. Destaque daquela equipe ao lado do atacante Carlos Vela, ele foi um dos trunfos da seleção mexicana que derrotou o Brasil do meia Anderson (atualmente no Manchester United) e Marcelo (atualmente no Real Madrid) na final por 3 a 0. No Mundial Sub-20 deste ano, jogado no Canadá, Giovanni anotou três gols e o México chegou até as quartas-de-final, onde foi eliminado ante os argentinos, que venceriam o torneio. Trata-se de um jogador muito habilidoso, rápido e que consegue chutar forte comos dois pés. Muitos gostam de compará-lo a Ronaldinho e consideram-no um possível sucessor do craque dentuço, pelo fato dos dois jogadores possuírem algmas características físicas e técnicas em comum.

Desde então, o mundo do futebol criou grande expectativa para o aproveitamento dele na equipe principal, a exemplo do que aconteceu com Messi. E mesmo nesse Barça estelar de 2007/2008, de Henry, Ronaldinho, Messi e Eto'o, Giovanni foi um dos destaques da pré-temporada do Barcelona, com quatro gols. Já estreou pela equipe principal do Barça pela Liga Espanhola e também foi convocado por Hugo Sánchez para a seleção principal do México para os amistosos diante do Panamá e o Brasil, onde fará a sua estréia.

Bom para o Barcelona, que vê nascer mais um jogador com potencial. Mas os clubes europeus estão indo buscar jogadores cada vez mais jovens, na nascente. Prova disso é que o irmão mais novo de Giovanni, Jonathan, já está nas categorias de base do Barcelona. O risco é de não podermos ver os grandes craques jogando pelos nossos gramados, porque no Brasil, os craques também saem cada vez mais precocemente.

6 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Um excelente jogador. É realmente incrível a visão destes clubes, descobrindo talentos tão jovens. Mas há um fato: para cada um Giovanni, foram outros milhares que foram para a Espanha, e acabaram obrigados a voltar antes mesmo de atingir a maioridade.

Ótimo blog! Vou adicionar a lista de favoritos do meu. Se quiserem, façam o mesmo, será um prazer.

Abraços!

Anônimo disse...

Definitivamnte o futebol está globalizado. As transações acontecem cada vez mais cedo e grandes craques nem chegam a ser ídolos em seu país.
Quanto ao Giovanni, aparenta ser um bom jogador. Apesar de ainda achar cedo para tanta badalação.Com tempo e ritmo e jogo vamos ver se o garoto é mesmo um craque. Tomara que seja... o futebol mexicano necessita de uma renovação em suas estrelas, e nada mais positivo que um bom jogador de frente para isso começar em grande estilo.

Felipe Moraes disse...

O Giovanni é bom jogador. Mesmo ainda sem experiência no Barcelona, quando atua, já demonstra muita segurança.
Certamente, terá sucesso no Barcelona e no México. E bem que a seleção mexicana precisa de um CRAQUE. Nas últimas quatro Copas do Mundo, quatro eliminações seguidas na fase de oitavas-de-final.
E, como bem destacado pelo André, essa relação dos clubes europeus com os craques latinos realmente está ficando complicada. Se antes, lamentávamos a saída de um candidato a craque logo aos 20, 21 anos de vida, hoje, lamentamos a debandada de jogadores que nunca sequer vimos um gol, um drible...

Abraço,
Felipe Leonardo

Filipe Araújo disse...

ñ a mesma trajetória de messi, até porque, o aparecimento do rosarino foi carregado de surpresa. E o inesperado ainda está presente em cada jogada do Pulga. Giovanni do Santos ja vem sendo badalado a algum tempo. Não é tão surpreendente assim. mas também tem um futuro promissor.

Bacana teu blog. dê uma passada no meu depois:

http://gambetas.blogspot.com

Abrazo!

Tiago Pinto disse...

O menino é muito bom jogador e rodeado de estrelas tem tudo para poder vir a dar jogador...tem uma técnica fantástica e um porte fisico admirável para a sua idade. para além de tudo isso conta com o apoio incondicional de Rijkaard - algo muito importante.

http://footballdependent.blogspot.com/

Dassler Marques disse...

É simples, pois os caras conseguem ter um jogador fantástico por custo quase zero. Veja quanto o Barça gastou por Messi, Dos Santos e Krkic. Veja o que eles já valem e ainda vão valer. É absurdo, mas economicamente viável demais.

Cabe aos clubes menores e de países menores fazer o possível pra segurar os guris. Mas eles não parecem muito afim disso.

abraço cara!