26.3.14

Na Liberta, quem dá bola é o Santos..

Rentería e Orozco comemoram o 4º gol contra o Peñarol
O Santos Laguna é o primeiro time garantido na próxima fase da Libertadores

Cinco jogos, quatro vitórias, um empate e nenhuma derrota. Onze gols marcados e apenas dois gols sofridos. Esta é a campanha do primeiro time garantido nas oitavas-de-finais da Copa Libertadores de 2014: o Santos Laguna.

Atuais líderes do Grupo 8 e detentores do melhor desempenho no certame até o momento, Los Guerreros mostram um futebol aguerrido e objetivo e são praticamente imbatíveis sob seus domínios, no estádio Corona. Não à toa, além de ser um dos quatro invictos, também são os que mais balançaram as redes na competição. 

O esquema formado pelo treinador português Pedro Caixinha (famoso por ter realizado campanhas memoráveis com o União de Leiria e o Nacional da Ilha da Madeira) é bem ofensivo. O 4-3-3 dos alviverdes possui quatro defensores que sobem muito pouco ao ataque (com exceção ao lateral-esquerdo uruguaio Lacerda), três meio-campistas que marcam e saem jogando com qualidade e um trio de ataque de respeito formado por Oribe Peralta, e pelos promissores Orozco e Andrés Rentería.  

Juntos, Peralta e Quintero marcaram
5 gols nesta Libertadores
Conhecido como o autor dos gols que fizeram o México bater o Brasil na final das últimas Olimpíadas, Oribe Peralta é muito mais do que um mero centroavante fixo. Ele também sabe abrir espaços para os jogadores que vem detrás para “fazer o pivô”. 

Outro nome de destaque é o do colombiano Darwin Quintero que pode atuar tanto no meio quanto nos flancos ofensivos. Inteligente, bate muito bem na bola e aparece no ataque com frequência. Participou de 7 dos 11 gols marcados pelo Santos na competição.

Isso sem falar, em outros atletas conhecidos como o veterano goleiro mexicano Oswaldo Sánchez ou o rodado volante Juan Pablo Rodríguez. 

Regular, o Santos acostumou-se a alcançar as fases decisivas dos torneios que disputa. Nas últimas cinco ligas nacionais, acumula um título, um vice e duas semifinais. Isso sem contar as duas últimas participações na Concachampions, quando os laguneros ficaram com o segundo lugar em ambas as oportunidades.

Ou seja, é bom os brasileiros terem cuidado e torcerem para não cruzar com os santistas. Pois se os comandados de Caixinha faturarem a Libertadores não será nenhuma surpresa...


Nenhum comentário: