24.3.14

Maioridade absoluta

A MLS chega a sua 17ª edição:
Exemplo de que organização é a chave do sucesso
Após a Copa do Mundo de 1994, os Estados Unidos comprometeram-se a criar uma liga de futebol profissional e tivesse o mínimo de organização para que a fórmula de disputa fosse sempre mantida. Assim nascia a MLS - Major League Soccer.

Da primeira edição a temporada atual, muita coisa mudou. Se inicialmente eram reunidos  meros dez participantes, atualmente há quase o dobro: 19 equipes disputando o certame. Isso sem contar que, além dos dois novos clubes que já confirmaram sua presença no torneio em 2015 (New York City e Orlando City), haverá a inclusão da franquia de Miami, recém-comprada pelo ex-jogador David Beckham.

Outro exemplo que comprova o amadurecimento da Liga Americana  é a presença de vários atletas que deverão disputar a Copa do Mundo no Brasil, como o goleiro brasileiro Júlio César, o ponta hondurenho Victor Bernárdez, o atacante inglês Defoe ou os norte-americanos Bradley, Donovan, Maurice Edu e Dempsey. Isso sem falar nos medalhões veteranos Marco Di Vaio, Robbie Keane e Thierry Henry ou nos conhecidos e já rodados Blas Pérez, Federico Higuaín e Marco Pappa. Ou seja, há tempos a MLS deixou de ser um torneio apenas para "pernas-de-pau".

A vinda de atletas renomados também colaborou para a difusão do esporte no país. apesar de estar longe dos holofotes das ligas de outras modalidades (NBA, NHL ou NFL), a MLS já consegue formar seus próprios ídolos, como o lendário goleiro Nick Rimando ou o matador Chris Wondolowski. Nomes, que mesmo sem terem atuado em nenhum país europeu, podem estar no Brasil, defendendo o US Team na Copa do Mundo.

Enfim, hoje já vemos estádios cheios, atletas mais conhecidos e equipes bem estruturadas. Ok, se levarmos em consideração que na Concachampions (a Libertadores da América do Norte) os clubes yankees continuam sendo derrotados pelos mexicanos, criamos uma falsa ideia de retrocesso. Se lembrarmos, entretanto, que há pouco tempo atrás os times eram quase que semi-amadores, o salto de qualidade do campeonato norte-americanos impressiona.

Os dezenove clubes da MLS:
No total, 16 são estado-unidenses e 3 são canadenses

Nenhum comentário: