22.3.14

Quartas-de-finais da Champions - Parte II

Com o objetivo de estarem na grande final, em Lisboa, outras quatro agremiações buscam avançar de fase.

Confira a segunda parte do Especial acerca das quartas-de-final da Champions League:

Real Madrid vs Borussia Dortmund 
Com gostinho de vingança 

No reencontro das equipes que realizaram uma das semifinais no ano passado, os merengues despontam como principais favoritos. Além de atravessarem uma fase melhor, Cristiano Ronaldo, Bale e companhia possuem um elenco muito mais forte e versátil. Para piorar, o Borussia aparece cheio de desfalques, cinco no total. Ainda assim, não nos esqueçamos do poderio de Lewandowski, que marcou 4 gols no Westfalenstadion na Champions de 2012/13.

Real Madrid Club de Fútbol

Melhor participação: Nove vezes campeão (1955/56, 1956/57, 1957/58, 1958/59, 1959/60, 1965/66, 1997/98, 1999/00 e 2001/02)

Campanha: 8J/7V/1E/0D/29GP/7GC: fora: 6x1 Galatasaray; em casa: 4x0 Copenhagen; em casa: 2x1 Juventus; fora: 2x2 Juventus; em casa: 4x1 Galatasaray; fora: 2x0 Copenhagen; fora: 6x1 Schalke 04; em casa: 3x1 Schalke 04

Time-base (4-3-3): Casillas; Arbeloa (Carvajal), Sergio Ramos, Pepe e Marcelo; Xabi Alonso, Modric (Illarramendi) e Di Maria; Bale (Isco), Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico: Carlo Ancelotti.

Ele é o cara! Eleito o melhor do mundo pela 2ª vez, Cristiano Ronaldo dispensa maiores apresentações. Destaca-se em praticamente todos os fundamentos, é completo. Dos 29 gols marcados pelos madrilenos na Champions, participou efetivamente de 17 deles (4 assistências e 13 gols – atual artilheiro da competição).

Olho nele! Contratado junto ao Málaga no início da temporada, Isco é praticamente o 12º jogador de Carlo Ancelotti. Habilidoso, dono de passes precisos e remates poderosos, já marcou 7 gols com a camisa merengue e foi convocado duas vezes para a seleção.

Por que dá Real Madrid? Cristiano Ronaldo atravessa a melhor fase de sua carreira. É o melhor do mundo merecidamente. Apesar das polêmicas em torno de sua transferência, Bale é uma ótima opção para “desafogar” quando Cristiano está “apagado”.  Além disso, Ancelotti, enfim montou uma tática que consegue extrair o melhor de Modric, Di Maria, Xabi Alonso e Benzema.  

Ballspielverein Borussia 09 e.V. Dortmund

Melhor participação: Campeão (1996/97)

Campanha: 8J/5V/0E/3D/16GP/10GC: fora: 1x2 Napoli; em casa: 3x0 Olympique de Marselha; fora: 2x1 Arsenal; em casa: 0x1 Arsenal; em casa: 3x1 Napoli; fora: 2x1 Olympique de Marselha; fora: 4x2 Zenit; em casa: 1x2 Zenit

Time-base (4-2-3-1): Weidenfeller; Piszczek, Hummels (Friedrich), Papastathopoulos e Schmelzer; Kehl e Sahin; Reus (Aubameyang), Mkhitaryan (Jojic) e Grosskreutz; Lewandowski. Técnico: Jurgen Klopp.

Ele é o cara! Lewandowski é o grande homem-gol do Dortmund. Apesar da altura, também mostra qualidade com os pés. Oportunista, cresce em decisões. Como atuará pelo rival Bayern de Munique na temporada 2014/15, tem a última chance de liderar o clube ao título europeu.

Olho nele! As lesões de Gundogan, Kuba e Bender fizeram o sérvio Jojic começar a ser utilizado pelos aurinegros. Trata-se de um jovem habilidoso que chega com facilidade na área. Em três jogos pela Bundesliga, anotou dois tentos.

Por que dá Borussia Dortmund? O quarteto ofensivo formado por Reus, Mkhitaryan, Grosskreutz e Lewandowski é perigoso e deve ser acompanhado de perto. Weidenfeller é muito seguro e costuma crescer em jogos difíceis. A fanática torcida alemã pode fazer a diferença no jogo de volta em Borussia.

Aposta OpiniãoFC: Real Madrid 60%, Borussia Dortmund 40%

Paris Saint-Germain vs Chelsea
O duelo dos novos ricos 

Atuais líderes nas ligas locais, PSG e Chelsea realizam o confronto menos tradicional desta fase. Impulsionados por seus donos magnatas, não à toa, são os que possuem menos atletas de seus respectivos países em seu “onze inicial”: um francês no Rouge-et-bleu e apenas três ingleses nos Blues. O que todos querem saber é quem será mais decisivo: o astro goleador Ibrahimovic ou o jovem cerebral Hazard. Mas, pelo menos, no papel, vantagem para os ingleses.

Paris Saint-Germain Football Club

Melhor participação: Semifinalista (1994/95)

Campanha: 8J/6V/1E/1D/22GP/6GC: fora: 4x1 Olympiacos; em casa: 3x0 Benfica; fora: 5x0 Anderlecht; em casa: 1x1 Anderlecht; em casa: 2x1 Olympiacos; fora 1x2 Benfica; fora: 4x0 Bayer Leverkusen; em casa: 2x1 Bayer Leverkusen

Time-base (4-3-3): Sirigu; Van der Wiel, Thiago Silva, Alex (Marquinhos) e Maxwell; Thiago Motta, Verrati (Cabaye) e Matuidi; Cavani, Ibrahimovic e Lavezzi. Técnico: Laurent Blanc.  

Ele é o cara! Os franceses jogam em função de Ibrahimovic. Vigoroso, sabe tanto abrir espaços, quanto atuar como pivô. Participativo e decisivo tem 40 gols e 16 assistências na temporada. É o vice-artilheiro da Champios, com 10 tentos anotados.

Olho nele! Forte fisicamente, e dono de grande capacidade de sair jogando, Verrati é o elemento surpresa do meio-campo parisiense aparecendo no ataque com frequência. Tido como o sucessor do Pirlo, precisa aprender a não confundir excesso de vontade com violência.

Por que dá Paris Saint-Germain? A dupla Cavani-Ibrahimovic marca muitos gols e é muito difícil de ser marcada. A linha de meio-campistas formada por Motta, Matuidi e Cabaye chuta muito bem, possui características ofensivas e pode surpreender num contra-ataque. Possui reservas que podem mudar o panorama de uma partida, como Lucas, Pastore ou Rabiot.

Chelsea Football Club

Melhor participação: Campeão (2011/12)

Campanha: 8J/5V/1E/2D/15GP/4GC: fora: 1x2 Basel; fora: 4x0 Steaua Bucaresti; fora: 3x0 Schalke 04; em casa: 3x0 Schalke 04; em casa: 0x1 Basel; em casa: 1x0 Steaua Bucaresti; fora: 1x1 Galatasaray; em casa: 2x0 Galatasaray

Time-base (4-2-3-1): Cech; Ivanovic, Terry (David Luiz), Cahill e Azpilicueta (Ashley Cole); Ramires e Lampard; Willian (Schurrle), Oscar e Hazard; Eto’o (Torres). Técnico: Jose Mourinho.

Ele é o cara! Hazard é o diferencial do esquema dos londrinos. Seja pelos flancos do campo ou pelo meio, o belga comanda todos os avanços ofensivos do time e destaca-se tanto pelas assistências quanto pelos gols marcados. É o melhor atleta da temporada até então.

Olho nele! Quando as coisas não saem como o esperado, Schurrle é uma das opções para modificar a partida. Raçudo, é uma ótima opção como segundo atacante, vindo detrás, seja nos cruzamentos para a área, seja nos remates de fora da área.

Por que dá Chelsea? Apesar de jovens, Hazard e Oscar vivem grande momento. Quando estão mal, os Blues têm sérios problemas... Possui dois “volantes” com muita capacidade para sair jogando e atacar, como Lampard e Ramires. Mesmo criticado, José Mourinho é um estrategista nato e cabe ressaltar: nunca foi eliminado numa quartas-de-finais de Champions.

Aposta OpiniãoFC: Paris Saint-Germain 45%, Chelsea 55%

Nenhum comentário: