21.3.14

Quartas-de-finais da Champions - Parte I

Terminada a fase de quartas-de-finais da Champions League, vimos pela primeira vez a ausência de algum azarão. 

Restaram os melhores esquadrões europeus. Prova disso é que, desde que o torneio adota o atual formato de regulamento, nunca todos os líderes dos oito grupos iniciais haviam avançado para as quartas-de-finais. Até agora. 

Após o sorteio realizado na manhã desta última sexta-feira, quatro interessantes duelos irão agitar os gramados na busca pela finalíssima do dia 24 de maio, em Lisboa. Confira aqui a primeira parte com o preview destes confrontos: 

Manchester United vs Bayern de Munique
Tradição colocada à prova 


No duelo mais tradicional desta fase, ingleses e alemães reeditarão a dramática final de 98/99 que consagrou o bicampeonato dos Red Devils. Hoje, porém, se há um favorito, ele é o Bayern de Ribéry. Atual campeão do torneio e virtual bicampeão nacional, o time de Munique possui o elenco mais estelar do continente. Ainda que em má fase (é apenas o 7º na Premier League), o United deve ser respeitado por sua tradição e pode atrapalhar, e muito, a classificação bávara.        

Manchester United Football Club

Melhor participação: Três vezes campeão (1967/68, 1998/99 e 2007/08) 

Campanha: 8J/5V/2E/1D/15GP/5GC: em casa: 4x2 Bayer Leverkusen; fora: 1x1 Shakhtar Donetsk; em casa: 1x0 Real Sociedad; fora: 0x0 Real Sociedad; fora: 5x0 Bayer Leverkusen; em casa: 1x0 Shakhtar Donetsk; fora: 0x2 Olympiacos; em casa: 3x0 Olympiacos

Time-base (4-2-3-1): De Gea; Rafael, Vidic, Ferdinand e Evra; Carrick e Cleverley (Giggs); Valencia, Rooney e Welbeck (Young); Van Persie. Técnico: David Moyes.

Ele é o cara! Grande destaque na vitória contra o Olympiacos com um hat-trick, a experiência fez Van Persie tornar-se um centroavante letal: bom nos chutes de média e curta distância, no cabeceio e nas bolas paradas. Peca apenas na parte física e lesiona-se com certa frequência.

Olho nele! Quando chegou a Old Trafford, há quase três anos, após a aposentadoria de Van der Sar muitos duvidavam do potencial do jovem De Gea. Ágil, destaca-se por sua elasticidade e bom posicionamento. É o provável substituto de Casillas na seleção espanhola.

Por que dá Manchester United? Rooney e Van Persie têm qualidade e podem resolver nas poucas chances que tiverem. De Gea vive grande fase e sofre poucos gols. Apesar de veterano, Giggs bate muito bem na bola e não pode ser desdenhado pelo adversário. Camisa pesa. 

Fußball-Club Bayern München e. V. 

Melhor participação: Cinco vezes campeão (1973/74, 1974/75, 1975/76, 2000/01 e 2012/13)

Campanha: 8J/6V/1E/1D/20GP/6GC: em casa: 3x0 CSKA Moscou; fora: 3x1 Manchester City; em casa: 5x0 Viktoria Plzen; fora: 1x0 Viktoria Plzen; fora: 3x1 CSKA Moscou; em casa: 2x3 Manchester City; fora: 2x0 Arsenal; em casa: 1x1 Arsenal

Time-base (4-2-3-1): Neuer; Lahm, Dante, Boateng e Alaba; Javi Martínez e Schweinsteiger (Kroos); Muller (Gotze), Ribéry e Robben; Mandzukic (Thiago Alcântara). Técnico: Pep Guardiola

Ele é o cara! Apesar de não apresentar-se com a mesma eficiência do ano passado, Ribéry é o grande maestro dos bávaros. Inteligente, faz com que todas as bolas ofensivas passam pelos seus pés. Só resta torcer para que o terceiro melhor jogador do mundo melhore sua condição física e atue com maior regularidade.

Olho nele! Convocado para a seleção austríaca desde os 17 anos, Alaba é um lateral com personalidade forte que defende com eficácia e apoia com qualidade. Foi eleito por três anos consecutivos como o melhor jogador austríaco do ano. 

Por que dá Bayern de Munique? Possui um elenco muito dinâmico que permite a Pep Guardiola utilizar o esquema adequado para cada jogo. O trio Robben-Ribéry-Muller inverte incessantemente de posição e dificulta a marcação rival. Soube reforçar ainda mais a base campeã da Champions de 2013, com Gotze e Thiago Alcântara. 

Aposta OpiniãoFC: Manchester United 30%, Bayern de Munique 70% 

Barcelona vs Atlético de Madrid
Clássico é clássico ou vice-versa 

No único clássico desta fase, destaque para os momentos opostos de ambos. Se os catalães vivem uma mini-crise pelo fraco desempenho demonstrado nos jogos, a boa fase dos Colchoneros os deixa esperançosos na busca pelo inédito título. Tempos atrás, o Barça de Messi seria considerado favorito absoluto. Hoje, nem tanto. O equilíbrio do duelo, inclusive, pode ser representado pelo nervoso empate sem gols que marcou a 19ª rodada da La Liga

Fútbol Club Barcelona

Melhor participação: Quatro vezes campeão (1991/92, 2005/06, 2008/09 e 2010/11)

Campanha: 8J/6V/1E/1D/20GP/6GC: em casa: 4x0 Ajax; fora: 1x0 Celtic; fora 1x1 Milan; em casa: 3x1 Milan; fora: 1x2 Ajax; em casa: 6x1 Celtic; fora: 2x0 Manchester City; em casa: 2x1 Manchester City

Time-base (4-3-3): Victor Valdés; Daniel Alves, Mascherano, Piqué e Alba; Busquets, Xavi e Fábregas; Iniesta (Pedro Rodríguez), Messi e Neymar (Alexis Sánchez). Técnico: Gerardo Martino.

Ele é o cara! Mesmo voltando de contusão recente, Messi prova jogo-pós-jogo toda sua capacidade. Inteligente, alia velocidade, agilidade e visão de jogo. Marcou 31 gols na temporada, 8 deles na Champions. Não à toa, ainda é considerado por muitos o melhor jogador da atualidade. Afinal: “Messi é Messi”.

Olho nele! Com características que o assemelham a Xavi, Sergi Roberto é um jovem valor que geralmente entra ao final das partidas para fechar espaços no meio-campo. Dono de bom passe, trata-se de outro bom valor surgido na Cantera catalã. 

Por que dá Barcelona? Além da tradição, possui um time muito entrosado, com vários atletas que podem decidir, como Messi, Xavi, Iniesta e Neymar. Em jogos truncados, as subidas pelas alas de Dani Alves e Alba originam jogadas perigosas. No banco, tanto Alexis Sánchez quanto Pedro vivem ótima fase. 

Club Atlético de Madrid

Melhor participação: Vice-campeão (1973/74)

Campanha: 8J/7V/1E/0D/20GP/4GC: em casa: 3x1 Zenit; fora: 2x1 Porto; fora: 3x0 Áustria Viena; em casa: 4x0 Áustria Viena; fora: 1x1 Zenit; em casa: 2x0 Porto; fora: 1x0 Milan; em casa: 4x1 Milan

Time-base (4-3-2-1): Courtois; Juanfran, Godín, Miranda e Filipe Luís; Gabi, Mário Suárez e Koke; Arda Turan e Raúl García (David Villa); Diego Costa. Técnico: Diego Simeone.

Ele é o cara! Em alta, o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa destaca-se pela forte presença de área e alto poder de definição. A fase atual é tão boa que o treinador até abriu mão de um companheiro de ataque. Brigador e truculento, já possui 7 gols na competição.

Olho nele! Prata-da-casa, Koke é o diferencial dos rojiblancos, atuando como o elo entre a defesa e o ataque. Ajuda tanto na marcação quanto na distribuição de jogadas. Dono de fortes chutes já marcou 5 gols na temporada.

Por que dá Atlético de Madrid? Diego Costa aproveita-se pelo fato do time jogar em função dele e, bom cabeceador, deve dar trabalho à zaga rival. Tem um jogo muito intenso e uma defesa que sofre poucos gols, graças à liderança de Gabi e a experiência de Godín e Miranda. A experiência de Villa pode ser crucial, caso o duelo esteja muito amarrado. 

Aposta OpiniãoFC: Barcelona 50%, Atlético de Madrid 50%

Nenhum comentário: