25.7.11

E se o Brasil for eliminado da Copa do Mundo?

Antes que me chamem de antipatriota, vamos deixar claro: sempre torço pela seleção brasileira e quero que o time de azul e amarelo levante a taça no final da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Mas todos nós sabemos que nossa seleção, apesar de ser uma boa equipe, não é invencível, e não é absurdo cogitar uma derrota, ou a vitória de outras boas seleções que existam por aí.

No momento em que escrevo este texto, Uruguai e Paraguai se enfrentam pela final da Copa América. Ao mesmo tempo em que acontece a final do que deveria ser o torneio de seleções mais importante da América, outras quatro partidas estão sendo jogadas pelo Campeonato Brasileiro, exatamente no mesmo horário. Nenhum canal de TV aberta transmite a final da Copa América, e portanto, apenas aqueles que pagam pela tv a cabo podem acompanhar Forlán e companhia.

Esse padrão se repetiu a semana inteira, desde a partida em que a seleção canarinho foi eliminada da copa. As informações sobre o torneio sumiram dos telejornais, dando lugar ao calendário de jogos nacionais ou àquelas reportagens insuportáveis tentando entender porque a seleção perdeu. Confesso que, não fossem meus amigos aqui do Opinião FC, que correram a comentar a partida do Uruguai no Facebook, eu provavelmente teria assistido, sem muito interesse, uma partida da tv aberta, esperando notícias sobre possíveis gols do meu time.

E é aqui que volto a pergunta do título deste texto. E se em 2014, em plena na Copa do Mundo do Brasil, a seleção perder? Vamos fingir que a Copa não existe e ignorar as seleções que ainda disputam o torneio? Vamos ter que recorrer aos canais pagos e pay-per-views da vida para assistir à final do campeonato mais importante do futebol?

Estou exagerando, claro. Creio que as emissoras são obrigadas, por contrato, a transmitir a final da Copa do Mundo. Mas eu não me surpreenderia se não transmitissem, caso não fossem. Nós estamos acostumados a pensar que o Brasil é o país do futebol, mas na prática, isso só é verdade quando nossa seleção está em campo. No resto do tempo, somos estranhamente apáticos às outras equipes. Nós lidamos com o futebol com uma certa arrogância de quem se acha o melhor, e quando perdemos, simplesmente queremos levar a bola embora e acabar com a brincadeira.

Dito isso, espero que nossa seleção chegue à final da Copa de 2014. Se não chegar, torço ao menos para que nossa torcida não dê o vexame de uma final de Copa em um Maracanã vazio.

2 comentários:

Net Esportes disse...

Ridículo o boicote da TV aberta com a Copa América .... absurdo. Mas não acho que aconteça na Copa de 2014, inclusive a última Copa é prova disso ... mesmo com o Brasil fora continua passando os jogos ....

Armando disse...

Concordo com sua opinião Planta e acho que 90% do povão colabora com essa falsa imagem de "país do futebol". A tv aberta só segue o lucro e fazer o que se Palmeiras e Fluminense nas primeiras rodadas do Brasileiro dá mais audiência que a final da Copa América?
Lamentável...