19.7.11

A Copa das surpresas

Provavelmente nem o mais pessimista dos espectadores poderia prever a eliminação dos quatro favoritos das quartas-de-finais da Copa América 2011. Afinal, em 95 anos de história, apenas em duas edições Brasil e Argentina não figuraram entre os semifinalistas: 1939 e 2001.

Entre as quatro seleções restantes o favoritismo recai sobre os colos de uruguaios e paraguaios, como prováveis finalistas. Com tantas zebras, porém, é melhor não descartar nova surpresa de peruanos e venezuelanos. Por quê? É o que vamos conferir...

Peru vs. Uruguai
Para confirmar o favoritismo

Zambrano, Rabanal, Luíz Ramires, Fárfan e Pizarro. Ninguém imaginava que com uma lista de desfalques tão grande La Rojiblanca terminaria entre os quatro melhores selecionados da América. Na busca pelo tricampeonato, os peruanos apostam nos gols de Guerrero e na velocidade do trio formado por Chiroque-Advíncula-Vargas. Do meio para trás, a receita é velha conhecida: muito chutão, além de pesada e, por vezes, violenta marcação.

Embalada pela ótima participação na Copa de 2010, a Celeste é a seleção que até o momento mostrou maior entrosamento e qualidade com a bola nos pés. Ainda sofre com a ausência de um armador cerebral, apesar de contar com um Muslera inspirado, boas alternativas de ataque pelos lados do gramado (com Max e Álvaro Pereira) e uma dupla formada pelo inteligente Forlán e pelo hábil Suárez. Deve tomar cuidado apenas com a cobertura feita à zaga, já que Lugano não fez boa temporada e apresenta-se lento em demasia.

Raio-X do Confronto
Peru (4-2-3-1): Valverde; Revoredo, Acasiete (Christian Ramos), Alberto Rodríguez e Vilchez; Balbín e Cruzado; Chiroque, Advíncula e Vargas; Guerrero. Técnico: Sergio Markarían. Campanha: 4J, 2V (1 na prorrogação), 1E, 1D, 4GP, 2GC – 3º do Grupo C
Uruguai (4-4-2): Muslera; Max Pereira, Lugano, Coates e José Cáceres; Egurén (Gargano), Arévalo, Álvaro Gonzáles e Álvaro Pereira; Forlán e Suárez. Técnico: Oscar Tabarez. Campanha: 4J, 2V, 2E, 0D, 4GP, 3GC – 2º do Grupo C.
Desfalques do confronto: O beque Acasiete volta de lesão, é dúvida. No lado celeste, o volante Perez, expulso, não joga. Cavani ainda não está 100%.
Porque os peruanos avançam: Possuem um forte sistema defensivo e costumam retrancar o meio-de-campo adversário, aproveitando-se de jogadas de contra-ataque. Guerrero é rápido e pode aproveitar-se da lentidão da zaga para decidir a partida.
Porque os uruguaios avançam: Favoritos. Dentre os quatro são os que contam o melhor elenco e maior tradição. Além disso, possuem uma excepcional dupla de ataque, decisiva. Muslera é bom goleiro e atravessa grande fase.
Palpite: Uruguai 75%, Peru 25%


Paraguai vs. Venezuela
Espantando a zebra

Mesmo sem ter conseguido sequer uma vitória na competição, La Albirroja é a favorita do duelo. A atual quarta força do continente, ainda detém como maior qualidade o forte sistema defensivo. Mesmo sem Alcázar, contará com o seguro quarteto Verón-Da Silva-Vera-Riveros. Se a dupla de ataque, outrora badalada, começar a funcionar e o time controlar melhor os nervos nos minutos finais para não ceder vitórias garantidas, os Guaranís serão páreo duro. Ainda mais se Villar continuar fechando o gol, como na partida frente aos brasileiros.

Donos de uma campanha histórica, Los Llaneros chegam totalmente descompromissados. Apesar de possuírem um meia (Arango) com grande visão de jogo e fortes jogadas ensaiadas de bola parada, pecam por não terem uma dupla de ataque convincente e um time mais rodado. A defesa não compromete e Vega passa tranqüilidade à zaga. Não deixam de serem zebras. Mas estão longe de serem os sacos de pancada de sempre.

Raio-X do Confronto
Paraguai (4-4-2): Villar; Piris, Dario Verón, Da Silva e Aureliano Torres; Vera, Riveros,Victor Cáceres (Ortigoza) e Estigarríbia; Haedo Valdez (Santa Cruz) e Barrios. Técnico: Gerardo Martino. Campanha: 4J, 0V, 4E, 0D, 5GP, 5GC – 3º do Grupo B
Venezuela (4-3-1-2): Vega; Rosales, Perozo, Vizcarrondo e Cichero; Orozco (Di Giorgi), Lucena e César Gonzáles; Arango; Maldonado e Fedor (Rondón). Técnico: Cesar Farías. Campanha: 4J, 2V, 2E, 0D, 6GP, 4GC – 2º do Grupo B
Desfalques do confronto: O zagueiro guarani Alcázar e o meia vinotinto Rincón cumprem suspensão por terem recebido cartão vermelho. Além deles, Santa Cruz, lesionado, deve ficar fora.
Porque os paraguaios avançam: Apostam na base que ficou entre as oito melhores da Copa de 2010. Experientes, têm um time entrosado e uma defesa difícil de ser transpassada. Apesar de ainda não terem convencido, Barrios e Valdez merecem atenção.
Porque os venezuelanos avançam: Surpresa. Jogam sem a responsabilidade de vencer. Raçudos, compensam a limitação técnica com muita marcação. Arango é o atleta diferenciado, aquele que cadencia o jogo e faz todas as bolas passarem por seus pés.
Palpite: Paraguai 80%, Venezuela 20%

Nenhum comentário: