31.12.10

Salvando o fim de ano

No Brasil, o fim de ano marca a intertemprada da grande maioria dos esportes, principalmente, o futebol. Retrospectivas, inúmeros VTs de jogos marcantes, transmissão ao vivo das peladas de final de ano e as matérias "diferentes" dos programas esportivos, que tem de rebolar para extrair dessa época uma boa pauta (o que, quase sempre, não é possível). Além disso, somam-se as especulações, algumas delas, absurdas, que cansam a paciência e até mesmo, a inteligência do torcedor/telespectador.

Eis que, na ESPN braslieira (infelizmente, fechada nos canais à cabo ou satélite), começam a ser transmitidos os excelentes "30 for 30", pequenos filmes documentados que retratam alguns dos grandes ou marcantes acontecimentos esportivos dos últimos 30 anos (na época em que se iniciou o projeto, em 2009, a emissora esportiva completava três décadas de vida), na ótica de renomados diretores. Um primor, em 30 minutos de película (mais 30 de comerciais).

Tem produções para todos os gostos e modalidades. Desde o cultado futebol americano, passando pelos sucessos "made in USA" da NBA, NHL (hóquei) e MLB (baseball), até outras modalidades como basquete, Nascar, BMX, rúgbi e até mesmo o futebol – que ainda tenta ganhar espaço por lá.

Obviamente, não consegui assistir as 30 produções. Porém, vi três: "Once Brothers", "Reggie Miller vs New York Knicks" e "Jordan Rides the Bus". A primeira, uma história trágica do basquete iugoslavo, promissor entre o final da década de 1980 (quando foi prata nas Olimpíadas de Seul) até pouco tempo após a fragmentação do país, que viu Croácia e Eslovênia se tornarem independentes, travando violento conflito contra a ex-nação. Único de origem sérvia daquele time, Vlade Divac se envolveu num incidente onde tomou a bandeira da Croácia de um torcedor durante as comemorações do título mundial conquistado pela Iugoslávia, em 1990 – ele alegou que a conquista era iugoslava, não sérvia, nem croata. Seu melhor amigo e croata, Drazen Petrovic (além dos outros de mesma nacionalidade da equipe) tomaram a atitude como ofensa pessoal e patriótica e "isolaram" Divac, que nunca falaria mais com o ex-companheiro, promissor talento do New York Nets, morto em um acidente de carro, em 1993.

O outro contra a história dos confrontos entre o Indiana Pacers, de Reggie Miller, diante do New York Knicks, nos playoffs da NBA de 1994 e 1995. Visto como o confronto dos "metidos" da cidade grande da Big Apple contra os "caipiras" de Indiana, conta a rivalidade que se formou em torno desse jogo, com Miller sendo o protagonista. Já Michael Jordan não é abordado pela ótica de "Pelé do basquete", quando conduziu o fantástico Bulls dos anos 1990. Mas da sua transição de "deus" daquele esporte ao nível dos mortais do baseball, esporte que não praticava desde que se tornou profissional e pelo qual abandonou sua gloriosa carreira atendendo um desejo de seu pai, então, recém-falecido. Sem a mesma habilidade com o bastão, em relação à bola laranja, foi realizar seu sonho de atuar profissionalmente pelo baseball em uma equipe fora da elite da Major League Baseball (MLB), envergando a camisa do Birmingham Barons, do segundo escalão do esporte, sem nenhum tipo de vaidade comum a um astro.

Reggie Miller, dos Pacers, já foi o "inimigo número 1" de Nova York

Há outros (lista completa, aqui), como "The 16th Man" (a história da atuação da lenda sul-africana Nelson Mandela, no incentivo à seleção de seu país para a conquista da Copa do Mundo de Rugby, em 1995), "The Two Escobars" (que conta sobre as "conexões" do zagueiro Andrés Escobar, famoso pelo gol contra que ajudou a eliminar a Colômbia da Copa de 1994, e do traficante Pablo Escobar, ambos assassinados) ou "The Band That Wouldn't Die" (espécie de charanga do antigo Baltimore Colts, franquia de futebol americano que depois se mudaria para Indianapolis, que permaneceu na ativa mesmo após a troca da franquia, em 1984).

Alguns desses títulos saíram em DVD, que infelizmente, são importados. Porém, vale a pena uma espiada em qualquer um dos títulos, já que a ESPN anda transmitindo alguns deles neste final de 2010 – principalmente pelo período de entressafra de futebol. É o esporte sendo abordado por outras óticas, diferentes das convencionais.

PS: Apesar do longo tempo de inatividade neste mês de dezembro, o blog segue com as atividades em 2011. Um ótimo Ano Novo aos leitores e visitantes, com muitas realizações.

Um comentário:

Net Esportes disse...

tive a oportunidade de ver alguns jogos do Pacers na época de Reggie Miller .... o cara simplesmente não errava lance livre ... eu nunca vi ele errar ..... coisa incrível !!!!!!

Ótimo 2011 pra vc meu caro André...