25.7.09

Efetivar ou não, eis a questão

Muricy Ramalho é apresentado:
Tetra à vista?

Nesta última sexta-feira, o Palmeiras apresentou seu novo treinador: Muricy Ramalho. Depois da novela que envolveu a efetivação ou não do interino Jorginho, a diretoria palmeirense preferiu confiar na experiência do atual tricampeão nacional.

Uma coisa é certa. Jorginho cumpriu o seu papel. Com um aproveitamento superior a 70% (quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota) o interino conseguiu elevar o time às primeiras posições apresentando um futebol coeso e muito brigador. Até mesmo o setor defensivo, antigo “calcanhar de aquiles” da Era Luxa, melhorou.

Também sob seu comando, o volante Souza merecidamente ganhou mais espaço (até se machucar), Diego Souza reencontrou seu bom futebol e até o inconstante Obina ganhou mais confiança e começou a marcar os seus golzinhos. Então, por que não efetivá-lo?

Se Muricy é muito mais experiente e tarimbado, acostumado a atalhos que poderão fazer o Verdão tornar-se pentacampeão brasileiro nas retas finais do torneio, Jorginho, em contrapartida, conhece muito melhor o ambiente e o perfil de cada atleta.

Longe de mim, duvidar da competência e do trabalho de Muricy Ramalho. Só acredito que, pelo menos em curto prazo, o ex-são paulino terá um desempenho mais irregular que seu antecessor.

Por ser um pouco pragmático e deveras teimoso, penso que o novo treinador perderá preciosos pontos neste início. Afinal, ao assumir o comando de uma equipe, Muricy destacou-se sempre por sua regularidade, nunca por sua rápida adaptabilidade.

Engraçado mesmo, é pensar que a diretoria só repensou sua atitude em efetivar Jorginho ou não, após o mesmo levar a equipe à parte de cima da tabela. Ou alguém acha que Belluzzo abriria o cofre para pagar 600 mil reais mensais a Muricy, se Jorginho tivesse ido pior das pernas e não conseguisse alavancar o Verdão?

5 comentários:

André Augusto disse...

Acho seu ponto de vista válido, mas acho Jorginho meio "cru" pra assumir um time do porte do Palmeiras agora.

Mas é inegável que ele fez bem seu papel.

Gonçalo disse...

Boa tarde! Sou o Gonçalo, há uns tempos enviei um artigo de opinião sobre o futebol português para este blogue e como adepto do Sporting e sabendo que Caicedo é o novo reforço do meu clube, gostaria de saber se têm algumas informações sobre a qualidade deste jogador. Obrigado!

Um abraço :)

Euzer Lopes disse...

Boa tarde, vindo aqui pela primeira vez e, se me permitir, virando visitante constante.
Eu penso que Jorginho teve um papel fundamental na escolha/efetivação de Muricy Ramalho.
Foram quantas vitórias sob seu comando? Quatro? Um empate e uma derrota (Goiás, não?)?
Pois eu acho que ele deve ter, longe dos microfones e lentes, aberto o jogo com a diretoria e preferido não se desgastar como treinador optando por fazer muitíssimo bem o que ele tem feito até agora.
Porque bastariam três revezes para que sua cabeça fosse para a guilhotina e todo o trabalho na comissão técnica ser sumariamente ignorado naquele momento.

Saulo disse...

O Palmeiras é um sério candidato ao título.

Arthur Kleiber disse...

Minha aposta eh que o Muricy vai aumentar seu recorde e vai se tornar tetracampeao consecutivamente!