2.11.07

Nada é por acaso!!

São Paulo comemora o Pentacampeonato Brasileiro

Nada ocorre por acaso. Essa frase pode parecer piegas porém é uma máxima que pode ser usada tanto no trabalho, como em casa, ou seja, pra vida toda. No esporte não é diferente. Aquele que se dedica mais, consegue atingir seu objetivo. Aqueles que planejam, obtém sucesso. Os que erram e se omitem, acabam pagando caro no final.

O pentacampeonato brasileiro conquistado esta semana pelo São Paulo permite constatar que boa administração, planejamento e competência são coroados através de títulos e reconhecimento. Com uma das melhores estruturas físicas das Américas, o clube conta com um centro de treinamento que esta entre os mais modernos do mundo, o qual vários atletas que jogam no exterior procuram para se tratar; mesmo com as sucessões presidências, a filosofia de trabalho mantém um linha muito definida e “pé no chão”, o que dá suporte para os profissionais envolvidos no suporte técnico e administrativo consigam desenvolver seus trabalhos com segurança através de salários em dia e dinheiro em caixa.

Rogério Ceni não é um exímio batedor de faltas porque tem o pé anatomicamente perfeito; treina cobranças cerca de duas horas todos os dias. Richarlyson não corre o campo todo porque seu pulmão é maior que o dos demais; seu acompanhamento médico e sua dedicação intensa nos treinamentos físicos dão maior resistência ao jogador. O mesmo ocorre com a comissão técnica que antevê os problemas para buscar soluções.

Quando questionado por um repórter sobre ter tido sorte em encontrar um meia como Hernandes para substituir Mineiro, o técnico Muricy Ramalho ironizou:” Deve ter sido sorte mesmo! Eu costumo vir ao CT apenas pra brincar”. O jogador, contratado junto ao Santo André, chegou ao São Paulo como centro-avante, já havia sido lateral e durante a pré-temporada Muricy o improvisou como 2º volante. Em três amistosos ele se destacou e durante a excursão para a Índia fez cinco ótimas partidas nessa posição. O trabalho do treinador passou a ser de posicionar o jogador de forma a fazer seu futebol render ao máximo. Não caiu do céu um meia habilidoso, ele foi moldado.

Desde que começou a ser disputado através de pontos corridos,o Campeonato Brasileiro passou a premiar os clubes que melhor se estruturaram, que mantiveram suas comissões técnicas por mais tempo, pois em uma competição com 38 rodadas, o acaso não leva vantagem como nas decisões por mata-mata.

Se por um lado a administração competente colhe os frutos de seu trabalho, as campanhas pífias de alguns clubes são reflexo direto do “efeito cascata”. O Corínthians por exemplo, envolvido com escândalo de corrupção interna e lavagem de dinheiro da MSI, sofre dentro de campo para conseguir escapar do rebaixamento, porém é notório que isso é resultado do mau direcionamento feito pela direção e a parceria feita às escuras no Parque São Jorge. Seu time não é nem sombra das equipes vitoriosas do final dos anos 90 e o eterno sonho do torcedor de ver seu clube construir um estádio próprio fica cada vez mais longe por causa das dívidas adquiridas pela incompetência de vários dirigentes, isso se ainda não tiver que amargar a disputa da série B no ano que vem. É por isso que o ditado nunca sai de moda: Nada é por acaso!

Um comentário:

Anônimo disse...

Digo e repito: se os outros não se organizarem, o São Paulo vai ser o Lyon brasileiro.

*O jogo 6 do Brasileirão do Sonho Real está a postos: Palmeiras x Cruzeiro. Abraços!