24.11.07

Futebol só pra inglês ver...

Gerrard, com a tradicional cara de perdedor

A classificação não estava difícil. Bastava apenas empatar em casa, contra uma Croácia já classificada, para garantir a vaga na Eurocopa de 2008, a ser disputada na Áustria junto com a Suíça. Mas não foi o que aconteceu.

O que se viu foi um dos maiores vexames do time da rainha, que com a derrota para os croatas ficou em terceiro lugar no grupo E, um ponto atrás da Rússia (se empatasse em número de pontos, ganhava no saldo de gols). Resultado: queda do técnico Steve McLaren e crise na Inglaterra, único dos grandes a ficar de fora da fase final da Euro.

Muito se fala no rico campeonato inglês, nos grandes craques que desfilam por lá. Dizem até que é o melhor campeonato do mundo. Só se for pra ganhar dinheiro. Mesmo contando com um número cada vez maior de estrangeiros, muitos deles craques, o futebol inglês não evolui. É sempre a mesma coisa.

Se for pegar no papel, o time inglês tem grandes jogadores: Ashley Cole, Terry, Rio Ferdinand, Beckham, Gerrard, Lampard, Owen, Rooney, Joe Cole, Peter Crouch, Owen Hargreaves, Wright-Phillips, entre outros. Mas sempre que a coisa aperta, a Inglaterra não segura o rojão e é eliminada. Foi assim nas duas últimas copas e tem sido há muito tempo para os inventores do futebol.

Talvez seja uma implicância pessoal deste autor do post, mas não consigo imaginar a Inglaterra como um time vencedor. O futebol inglês e feio, é sempre a mesma coisa, não apresenta nada de novo, é sempre as duas linhas de quatro. Aparece por lá um Rooney e ele já é endeusado, considerado craque, quando não passa de um ótimo jogador, nada mais que isso.

No jogo contra a Croácia, o único atacante do time era o grandalhão Crouch, que até fez um bonito gol (Owen e Rooney estavam lesionados). Muito pouco para um time que aspira a alguma coisa. Até o próprio técnico croata, Slaven Bilic, criticou o esquema inglês e disse que ficou fácil jogar com uma equipe com apenas um centroavante. Disse mais: “Acordem. Vocês não perderam por causa de problemas táticos. Nós simplesmente fomos melhores. Eu admiro seus jogadores, mas meu time é muito melhor”, finalizou.

O português Mourinho e o brasileiro Felipão são os mais cotados para a vaga aberta depois da queda de McLaren. Sinceramente não sei se um dos dois, ou quem vier a assumir o abacaxi de se tornar técnico da equipe inglesa (com certeza por muito dinheiro, já que o futebol inglês é tão rico...), vai conseguir mudar alguma coisa.

O Mourinho levou o Chelsea a conquistar títulos, mas não levou a tão sonhada Liga dos Campeões, ou seja, só ganhou alguma coisa jogando contra três times (Manchester, Arsenal e Liverpool). Não sei se Felipão agüentaria a pressão e a imprensa inglesa, muito maior do que a enfrentada no Brasil e em Portugal. É esperar pra ver. Mas meu palpite é que não, pelo menos num futuro próximo, tipo uns 50 anos...

5 comentários:

Anônimo disse...

NOssa.. que post mais amargo.... E vc gosta de humilhar o Gerrard, né?? heheheh

André Augusto disse...

Apesar de saber da sua antipatia pelo futebol inglês, concordo em alguns pontos. Nos últimos tempos, falta mais ousadia à seleção inglesa, que possui bons jogadores, inclusive o Gerrard que vc tanto gosta...

Falta um cara de visão. Um cara que jogue mais pra frente. Tipo um Hiddink, um Rijkaard.

E por mais fracasso que tenha sido este resultado, o campeonato inglês é, de longe, o melhor da Europa.

Abraço

Anônimo disse...

Steve McLaren, um gênio!! Os ingleses queriam um 'herói' nacional e conseguiram!! Agora, louvam o hubbi, Lewis Hamilton e David Beckham. Uma pena!! Lembrem-se que Erickson teve a 2ª melhor média de aproveitamento. Que ingratos, hein??

Vamos nos linkar!! Passa lá no meu blog!!

Glorioso Alvinegro (www.gloriosoalvinegro.blogger.com.br)

Unknown disse...

Shame on me, my queen. Ave, santa maria. Como conseguiram?
Era mais fácil o Corinthians ir pro G4 de cima do que a Inglaterra ficar fora... mas conseguiu. ave!

http://pandegosepatuscos.blogspot.com/

Net Esportes disse...

Não tenho nada contra a Inglaterra e gosto de ver o campeonato Inglês, principalmente o Manchestre Unidet....... mas de fato foi um fiasco a nas elimnatórias da Euro..... agora o Gerrard com cara de perdedor foi sensacional, lembrando a final do Mundia de Clubes de 2005 !!!!!!!!

Visitem o blog Net Esportes