7.12.10

Título em boas mãos

Apesar de algumas polêmicas no final, o título do Campeonato Brasileiro ficou em boas mãos. Merecidamente, o Fluminense conquistou o bicampeonato tendo como principais figuras dois maestros: Conca comandou o time dentro das quatro linhas, e Muricy Ramalho fora delas.

O argentino brilhou com gols, assistências e uma incrível regularidade. De forma incrível, jogou todas as 38 partidas da equipe na competição, mostrando que além de rara habilidade, visão de jogo e técnica, tem também um condicionamento físico invrível e grande disciplina, já que tomou apenas dois cartões amarelos durante o certame. O Tricolor carioca sofreu com muitas lesões, algumas entre os principais jogadores, mas Conca chamou a responsabilidade e manteve o time sempre nas primeiras colocações. Claro que ninguém faz tudo sozinho, mas fazia tempo que não via apenas um jogador praticamente levar o time nas costas, e por tanto tempo.

No banco, Muricy Ramalho mostrou que a queda com o Palmeiras na temporada passada foi uma fatalidade, que envolveu muitos fatores, e também que o tricampeonato conquistado com o São Paulo não foi fruto apenas da estrutura do time paulista, como gosta de se vangloriar a arrogante e ultimamente incompetente diretoria são-paulina. O treinador soube utilizar o elenco e valorizar alguns atletas esquecidos, como sempre fez no São Paulo, superou a ausência de jogadores como Fred e Emerson (Deco um pouco mais no final) durante quase todo o segundo turno, para chegar ao seu quarto título brasileiro nos últimos cinco anos! Sem contar que ficou com o vice em 2005, no campeonato manchado pelo escândalo da arbitragem de Edilson Pereira de Carvalho.

Outro mérito de Muricy foi saber tirar o melhor proveito do grupo, sem que vaidades pudessem interferir no seu trabalho. Teve oportunidade quem treinava bastante, se dedicava e mostrava serviço dentro de campo. Como o técnico gosta de dizer, "isso aqui é trabalho".

Quanto ao fato de o Fluminense ter tido a "sorte" de ter enfrentado os grandes rivais do Corinthians (São Paulo e Palmeiras), adversário direto na luta pelo título, sorte para o time carioca, azar para o paulista. Um time é campeão porque vence seus jogos, e não porque outros perdem. Depender de outro time, ainda mais rival, é incompetência.

Pode-se pensar em alguma mudança para as últimas rodadas da competição, mas a fórmula dos pontos corridos é, na minha opinião, disparada a melhor para o Campeonato Brasileiro. Todos os outros torneios são disputados em formato mata-mata. Times "entregando" ou poupando jogadores vai acontecer em qualquer formato - basta ver o histórico do futebol brasileiro. Outro assunto também já bastante debatido, sou contra a mala branca. Quem recebe pra ganhar, pode receber para perder também. Mas isso sempre aconteceu e deve continuar a se repetir. É uma questão mais ética do que esportiva. Parabéns ao Fluminense!

Um comentário:

Luís Felipe Barreiros disse...

Sem dúvidas, o título está em boas mãos. Como disse no meu texto, o Flu mereceu, mas, se quiser repetir o feito, terá que melhorar.

Abração e espero você lá,

Luís
porforadogramado.blogspot.com