6.12.10

Fábrica de melhores do mundo

Títulos: rotina para o trio made in Barcelona, que disputam o prêmio de melhor do mundo em 2010

Se a França produz o melhor vinho do mundo e a Itália tem as melhores massas, na Catalunha se desenvolvem os melhores futebolistas do planeta. Ao menos, com a escolha dos finalistas da Bola de Ouro/Melhor do Mundo Fifa. Os três finalistas são do Barcelona: Messi, Xavi e Iniesta. Na história dos prêmios – respectivamente, organizados pela Revista France Football (desde 1956) e Fifa (desde 1991), que se fundiram em 2010 –, os três melhores jogadores do planeta foram de uma mesma equipe em 1989: Marco Van Basten, Franco Baresi e Frank Rijkaard, do Milan – bicampeão da Champions League, campeão italiano e do Mundo.

Porém, há uma diferença sensível entre o trio rossoneri e o trio blaugrana: enquanto apenas o lendário zagueiro Baresi foi formado na base, os três finalistas deste ano são filhos do Camp Nou, feito louvável. Mas que é fruto de um trabalho que dá fantásticos frutos desde cedo. No Barcelona campeão europeu de 2008/09, pelo menos sete dos onze considerados titulares eram formados pelo clube. A campeã da edição seguinte, na última temporada, foi a Internazionale. Seguindo a risca o nome do clube, nenhum titular que entrou em campo para bater o Bayern de Munique era, sequer, nascido na Itália.

O Barcelona é um dos grandes orgulhos da história da Catalunha, ao lado de nomes históricos, como o arquiteto Antoni Gaudí, ou o pintor Joan Miró. E o fato de escrever, novamente, seu nome na história do futebol ao conseguir tal feito, só vem a corroborar que o clube catalão é diferenciado porque está na contramão desse capitalismo selvagem que dita as regras do futebol (como as escolhas da sede para as Copas de 2018 e 2022, no post anterior). O Barcelona também tem suas compras extravagantes. Mas procura formar suas joias em casa. Dentro de campo, as jogadas falam por si só, como no massacre diante de sua contraparte, o Real Madrid.

Pela regularidade de 2010, escolheria Iniesta, que já tem seu lugar guardado na história do futebol espanhol por marcar o gol do primeiro título mundial, diante da Holanda. Seu companheiro Xavi, apesar de bem, não foi tão brilhante quanto em 2009. E Messi, apesar de ser, tecnicamente, o mais genial do trio, falhou em seu objetivo principal da temporada: boas atuações em uma Copa – fato compensado pelo futebol monstruoso no clube catalão. A prata cairia bem ao atual melhor do mundo.

2 comentários:

Net Esportes disse...

Disparado Iniesta ... sem dúvida alguma. Inclusive acho que o Villa deveria estar no lugar do Messi.

Luís Felipe Barreiros disse...

O amigo de cima falou tudo. Iniesta disparado e Villa tinha que entrar no lugar do Messi.

Abração e hoje é dia de 'Sobe e desce semanal',

Luís
porforadogramado.blogspot.com