3.10.12

Restam 3

Faltando pouco mais de dois meses para o início do Mundial de Clubes da FIFA, três das sete vagas para a edição de 2012 permanecem em aberto. Além dos anfitriões, que esperam o término do campeonato local para definir seu representante, África e Ásia também não têm seus campeões. Para entrar no clima do torneio o Opinião FC mostra quais são os candidatos a estas vagas. Confira...

Palpites Opinião FC: Urawa Red Diamonds (JAP), Al-Ittihad (ASA) e Esperance (TUN)


Japão
A sete rodadas do fim, três equipes encabeçam a J-League: o Sanfrecce Hiroshima, o Vegalta Sendai e o Urawa Red Diamonds. Líder da liga e detentor do artilheiro do certame, o japonês Hisato Satõ – com 18 gols, o Sanfrecce dos selecionáveis Nishikawa, Moriwari e Mizumoto deveria ser o principal favorito. Ou então, poderia ser o surpreendente Vegalta dos brasileiros Wilson (ex-Corinthians) e Deyvid Sacconi e dos coreanos Park Joo-Sung e Ryang.

Prefiro, porém, apostar numa virada do Urawa, clube mais tradicional do país que tem um elenco que consegue mesclar nomes experientes como Abe, Suzuki, Hirakawa e Tsuboi com jovens promessas como Makino, Kashiwagi e Haraguchi. Além disso, o Urawa ainda enfrenta seus dois principais concorrentes, ou seja, depende apenas de suas forças...

Ásia
Com o término das quartas-de-finais asiáticas nesta última quarta-feira, quatro times restam na briga: os sauditas Al-Ittihad e Al-Ahli, o uzbeque Bunyodkor e o sul-coreano Ulsan. Após eliminar o milionário chinês Guangzhou Evergrande de Conca, Lucas Barríos e Muriqui, o Al-Ittihad aparece como o maior favorito. O elenco dos Tigres é muito experiente: possui uma zaga experiente com Al-Montashari, Tukar e Hazzazi, além de um meio-campo repleto de atletas rodados como Diego Souza, Noor e Mbami...

Correndo por fora temos o Ulsan, única equipe invicta da competição, que tem bons valores como o veloz meia-atacante Lee, o experiente capitão Kwak Tae e o desconhecido avante brasileiro Rafinha. Os outros semifinalistas podem ser considerados totais azarões. Se o Al-Ahli aposta na trinca ofensiva formada pelos estrangeiros Victor Simões-Diego Morales-Al Hosni, o Bunyodkor (ex-time de Rivaldo) confia no entrosamento da equipe e no potencial do seu treinador Mirjalol Qosimov (que também comanda a seleção).

África 
Pouco mais adiantada em relação aos demais, a Liga Africana inicia suas semifinais neste fim de semana. Atual campeão africano e base da seleção tunisiana (com sete selecionáveis, dentre eles o goleiro Cherifia, os defensores Chemmam e Hichri e o meia Traoui), o Esperance é o principal candidato a vaga. Reforçado pela aquisição do ganês Emmanuel Clottey, artilheiro do torneio pelo Berekum Chelsea com 12 gols, os aurirrubros só não podem tropeçar na soberba ao enfrentarem o Mazembe. 

Liderado pelo folclórico arqueiro Kidiaba o campeão congolês possui quase os mesmos jogadores que surpreenderam o Inter em 2010, como Kalaba, Singuluma, Nkulukutu e Mputo. Entrosamento não será problema.

No outro jogo, o envelhecido Al Ahly deve passar pelos nigerianos do Sunshine Stars. Há varios nomes conhecidos na equipe egípcia: Aboutrika, Gomaa, Geddo, Fathy, Moteab, Bakarat... Além deles destaque para a jovem dupla ofensiva formada por Konan e Mahmoud “Trezeguet” Hassan. Quanto ao Sunshine, uma provável classificação seria milagrosa. Formado por vários desconhecidos, mesmo no continente, os nigerianos dependem, e muito, dos gols da revelação Azuka.

Nenhum comentário: