11.10.12

Já é

Pintou o campeão? Fluminense supera, em Salvador, 
o ascendente Bahia e abre nove pontos do vice-líder 
Anos atrás se você fosse numa balada no Rio de Janeiro a abordagem mais direta ao encontrar uma garota era simples. Bastava perguntar: Já é, ou já era? Se a moça dissesse “já era”, amigo, você poderia virar às costas e procurar outro “alvo”. Mas se a resposta fosse “já passa é”, “tu” podia comemorar. O xaveco havia dado certo... 

Brincadeiras à parte, não pensei numa alusão melhor para ilustrar o atual momento do Fluminense no Brasileirão 2012. Demonstrando um aproveitamento invejável o Tricolor das Laranjeiras aproveita-se da irregularidade de seus adversários para permanecer cada vez mais intacto na ponta da tabela.

Seguindo a máxima de que um bom time inicia-se por um bom goleiro, o Flu possui o melhor arqueiro da competição até o momento. Com valorosas defesas, Diego Cavalieri passa muita confiança a seus defensores. Comtodo respeito a corinthianos e botafoguenses, mas não dá para entender por que o arqueiro é preterido na seleção de Mano Menezes diante opções como Cássio e Jefferson. Diego é melhor que ambos.

Sem contar no outro nome esquecido pelo treinador da seleção: o centroavante Fred. Apesar de não contar com o mesmo fôlego de outrora, na época da Copa de 2002, o atual artilheiro do Campeonato Brasileiro certamente é um dos destaques da posição na atualidade, ao lado de Leandro Damião e Luís Fabiano. Experiente, alia explosão e oportunismo.

Além dos dois, o campeão brasileiro de 2010 conta com vários nomes de destaque, como o habilidoso Thiago Neves, o cerebral Deco, o vigoroso Gum ou o veloz Wellington Nem. Ótima base que, mesclada a jovens promissores como Digão, Samuel e Marcos Júnior faz dos “Guerreiros cariocas” o time a ser batido. Até mesmo atletas que andavam em baixa como Carlinhos, Jean e Leandro Euzebio melhoraram veementemente.

E convenhamos que, cá entre nós, depois da acachapante derrota do vice-líder Atlético-MG frente ao Internacional, mesmo que o Grêmio passe pelo Sport amanhã, não há como não imaginar que mediante tais circunstâncias se o campeonato fosse personificado numa funkeira, ela diria: “Fluminense já é!”

Nenhum comentário: