7.10.12

Domingo de dérbis

Cristiano Ronaldo comemora seu primeiro gol contra o Barça
Tudo igual na Catalunha

Devido às eleições, o futebol brasileiro viveu um incomum ostracismo neste domingo, uma vez que a rodada fora antecipada para o sábado. Desta forma, os fãs do futebol nacional que quiseram acompanhar um joguinho tiveram que recorrer à Europa. Menos mal que o dia foi recheado por vários clássicos no Velho Continente. Bem, se você não sabia disso e não acompanhou as partidas confira o que rolou neste dia 07: 

Barcelona vs. Real Madrid 
Os protagonistas de sempre 


No Camp Nou não foi apenas o jogo que terminou em igualdade (2 a 2). Messi e Cristiano Ronaldo, com belas atuações, também empataram em seu duelo particular com dois tentos cada. Afinal, apesar de a partida ter sido disputada na Catalunha foi o time merengue quem comandou as ações da primeira etapa e por pouco, não abriu dois gols de vantagem frente ao rival. Ah, se Benzema e Di Maria tivessem acertado o alvo... 


Méritos para José Mourinho e seu 4-4-1-1 que conteve os avanços dos alas blaugranas (Daniel Alves e Jordi Alba) e minou os perigosos lançamentos em profundidade de Xavi e Iniesta. É lógico que, se a bola na trave de Montoya tivesse entrado, todos lembrariam que o Barça foi mais consistente na etapa complementar e, ao contrário do primeiro tempo, encurralou o adversário. Placar justo.     

Milan vs. Internazionale 
Faltou pontaria


Três minutos de jogo. Este foi o momento em que Samuel marcou de cabeça o único tento do Derby della Madonnina.   Engana-se, porém, quem acredita que o jogo foi fácil. Exceto por dois lances isolados de Milito, após o “gol relâmpago” os neroazzurris praticamente não incomodaram o arqueiro Abbiati. Substituindo o poupado Sneijder, nem o brasuca Phillipe Coutinho repetiu as boas atuações de outrora e acabou substituído. 


Mesmo com um atleta a mais durante bom tempo (Nagatomo foi expulso aos 2 minutos da segunda etapa), a equipe rossonera foi incapaz de furar o forte bloqueio adversário. Para piorar, o treinador milanês Massimiliano Allegri escala mal o ataque e insiste com El-Shaarawy e Bojan, ao invés de Pazzini e Robinho. Não à toa, foram os avantes reservas que originaram um pênalti ignorado pelo árbitro. Ainda assim, não há como poupar a incompetência ofensiva de Boateng, Montolivo e companhia. 

Olympique de Marselha vs. Paris Saint-Germain
Quarenta e cinco minutos e só 


No Velodróme, cada etapa teve uma história diferente. No 1º tempo, marselheses e parisienses fizeram uma partida bem movimentada com várias chances de gols para ambas as equipes. Gignac duas vezes e Ibrahimovic também duas vezes deram números ao placar. Destaque negativo, inclusive, para o posicionamento errôneo dos defensores brasileiros Thiago Silva e Alex no segundo gol do francês.  


Na etapa complementar, houve outro jogo. Os pontas-de-lança Valbuena (pelo lado do Olympique) e Menez (pelo lado do PSG) que eram os motores de suas equipes até então, cansaram. A partir daí ambos evitaram avançar e desproteger-se defensivamente. A meu ver, ponto negativo para a equipe do treinador Carlo Ancelotti. Uma vez que o PSG possui um melhor elenco e uma maior qualidade na reposição de atletas, não dá para entender esta postura demasiadamente defensiva.

Nenhum comentário: