7.4.11

Legítimo matador

*Redigido originalmente para a seção "Fique de Olho", do Olheiros (@olheiros)

Na luta com o Uruguai pelo posto de terceira força da América do Sul, o futebol paraguaio ainda é muito lembrado pela forte safra de defensores e volantes dos últimos anos, como Gamarra, Arce, Ayala e Caniza, que surgiu para todo o mundo durante a Copa do Mundo de 1998 e que defenderam Los Guaraníes durante boa parte da última década.

Nos últimos anos, a Albirroja ganhou alguns candidatos a goleador, com certo sucesso no futebol latino-americano e europeu. O maior expoente da atualidade é Roque Santa Cruz, que está na reta final de sua carreira futebolística e teve alguns candidatos a sucessor, como Haedo Valdez e Salvador Cabañas.

Uma das apostas da nova geração para colocar de lado o rótulo de formar apenas os “destruidores de jogadas” é Mauro Caballero, promissor atacante formado no Libertad e grande responsável pela conquista paraguaia do título sul-americano sub-15 de 2009, do qual foi um dos vice-artilheiros, com cinco gols. Um dos destaques daquela competição, Caballero mostrou estrela ao marcar, no quadrangular final, o gol de empate diante do Brasil por 2 a 2, além do tento que deu o segundo título da categoria, diante do Equador. Agora, volta a brilhar, mas no Sul-Americano Sub-17.

Gols em família

Mauro Andrés Caballero Aguilera, 16 anos, é de Assunção e tem o ofício de marcar gols em seu DNA. Isso porque trata-se do filho de Mauro Antonio Caballero López, segundo maior artilheiro da história da Primera División, a liga nacional paraguaia, com 112 gols. Pela seleção, porém, o sucesso de Caballero pai não foi o mesmo se comparado aos feitos nos clubes: apenas dois gols em 12 partidas. Ele também participou da seleção que foi ao torneio olímpico de futebol nas Olimpíadas de Barcelona-92, além de atuações esporádicas nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1998.

Após se destacar numa escola de futebol da capital paraguaia, o prodígio rumou para o Olímpia, maior clube do país, aos 11 anos. Porém, Maurito não ficou no mais tradicional clube paraguaio – no qual o pai é ídolo por ter conquistado, entre outros títulos, o da Libertadores de 2002, batendo o pênalti decisivo diante do São Caetano na finalíssima – por problemas com Raúl “Tacuara” Amarilla, ex-treinador do Paraguai e diretor do clube, com seu pai. Segundo o jornal local La Nación, o garoto franzino foi avaliado pelo cartola como “sem futuro” e acabou dispensado em seguida.

Por isso, o jovem atacante de 1,72m acabou encontrando a felicidade no rival Libertad. Lá, a ascensão foi meteórica. Aos 13 anos, já fazia parte da equipe sub-15 dos gumaleros, sendo o goleador do país em sua categoria por dois anos consecutivos (29 gols no sub-15, em 2009, e 34 gols no sub-16, em 2010), arrebatando os prêmios anuais concedidos pelo ABC Digital, veículo da imprensa local.

Por isso, a missão do integrante da segunda geração da família Caballero é superar o pai e transcender o futebol doméstico – o pai atuou, entre outros, por Olímpia, Cerro Porteño, Libertad, além de passagens no futebol mexicano, venezuelano e boliviano – e fazer sucesso com a seleção guaraní. Os primeiros passos já foram dados.

Desbancando o Brasil de Lucas Piazon

O torneio continental sub-15 de 2009, disputado na Bolívia, marcou a primeira grande aparição de Maurito, que com 15 anos recém-completados foi convocado pelo técnico Gerardo "Monito" González para compor o elenco paraguaio. Logo, a parceria com Derlis González (recentemente negociado com o Benfica pelo Rúbio Ñu) daria frutos e seria fundamental para a segunda conquista paraguaia na categoria, igualando-se à tradicional seleção brasileira.

Los Guaraníes foram a grande pedra no sapato do Brasil, do artilheiro Lucas Piazón (10 gols marcados na competição, que acabou contratado pelo Chelsea). Caballero passou em branco no empate por 2 a 2 com o Brasil na estreia da competição. Porém, foi fundamental diante da Venezuela (um gol na vitória por 3 a 1) e da Bolívia, onde anotou os dois tentos de virada sobre os anfitriões, encaminhando a classificação de sua equipe ao quadrangular final.

Após a vitória sobre o Uruguai, no início da fase final, Maurito quase deu a vitória sobre o Brasil, no segundo encontro dos rivais. Mesmo com o empate conquistado no final pela então favorita seleção canarinho, a vantagem na última rodada era do Paraguai, já que o Brasil já havia tropeçado diante do Equador, com outro empate, na estreia desta fase. Uma vitória diante do Equador, na rodada derradeira, daria o caneco à seleção guaraní. E ela veio, graças ao seu artilheiro, que marcou o gol do título, chegando aos cinco gols anotados.

Manutenção e evolução

Alçado ao comando da seleção sub-17, o técnico Monito González manteve boa parte da base campeã na Bolívia para a disputa do Sul-Americano da categoria. Entre eles, a dupla de frente Derlís-Caballero. Ousado, o comandante declarou até que seus garotos podem ser “campeões mundiais”. Apesar de a profecia soar com uma dose de exagero, o Paraguai entrou no torneio bem cotado, atrás apenas dos tradicionalíssimos Brasil e Argentina, entre os cotados para a conquista do título.

Nos campos do Equador, sede do torneio, Caballero segue como grande destaque da equipe, que acontece neste mês de março. Os três gols nas quatro partidas da primeira fase ajudaram a Albirroja a dividir a liderança desta etapa com o Brasil, garantindo uma das vagas no hexagonal final. E, mais uma vez, o matador paraguaio atormentou a vida brasileira, com o gol da vitória sobre a equipe canarinho por 2 a 1 – o segundo, em três jogos por torneios domésticos.

O começo promissor no Libertad e nas seleções paraguaias de base é animador. E com a falta de bons nomes para suceder o eterno artilheiro Roque Santa Cruz, logo Mauro Caballero poderá compor o futuro ataque do Paraguai. Na Copa de 2014, disputada no Brasil, o jovem matador terá apenas 19 anos. E Maurito, que declarou o sonho de jogar na Premier League e é fã do futebol de Cristiano Ronaldo, terá a segunda oportunidade para fazer a família Caballero brilhar de vez com a camisa guaraní.

“Quando as coisas não dão certo, acabo sendo pressionado [por ser filho de Caballero pai]. Mas quando faço gols, é um orgulho que me comparem com ele. Sou um pouco mais técnico que meu pai, mas somos quase iguais”, crava o matador.

Ficha técnica
Nome completo: Mauro Andrés Caballero Aguilera
Data de Nascimento: 8/10/1994
Local de Nascimento: Assunção, Paraguai
Clubes que defendeu: Libertad
Seleções de base que defendeu: Paraguai sub-15 e sub-17

Nenhum comentário: