11.6.09

Volver

Ao final de mais uma rodada das eliminatórias, Brasil e Chile saíram com os resultados mais vantajosos. Mesmo com o Brasil tendo os compromissos mais complicados, ante Uruguai e Paraguai, o Chile tem muitos motivos para comemorar: com a goleada em casa sobre a Bolívia e as derrotas de Paraguai e Argentina, La Roja dorme vice-líder das Eliminatórias Sul-Americanas. Um grande feito para uma seleção que iniciou irregularmente a sua trajetória, com apenas uma vitória nos primeiros quatro jogos e que era cotada como uma equipe que brigaria pela quarta vaga direta ou pela vaga na repescagem contra o representante da CONCACAF. E grande parte do excelente momento chileno se deve ao treinador Marcelo “El Loco” Bielsa.

Sem participar do Mundial desde 1998, La Roja nunca viu um momento tão favorável em campo para retornar à Copa do Mundo. Sem perder na Eliminatória há cinco partidas – com importantes vitórias sobre Argentina e Paraguai – os chilenos mostram eficiência e rapidez do meio pra frente e uma defesa que, se não é brilhante, não chega a comprometer, ao menos até aqui. Um meio-campo leve, com nomes como Matías Fernández – que apesar de apenas 23 anos, é um dos jogadores com mais partidas com a camisa chilena, 60 – e ainda tem como opções um voluntarioso Vidal e Valdívia, velho conhecido dos palmeirenses. Aliás, El Mago só não é titular absoluto de La Roja por conta de sua irregularidade. Mas provou ser de grande valia, quando entrou em meio ao truncado jogo ante aos bolivianos e contribuiu com duas assistências na goleada de 4-0. Além da gama de opções na meia, Bielsa conta com bons atacantes como Humberto Suazo – artilheiro chileno no torneio, com seis gols – Jean Beausejour, Aléxis Sánchez e Mark González, que também pode atuar como quarto homem no meio de campo.

Restando quatro jogos – Venezuela (c), Brasil (f), Colômbia (f) e Equador (c) - e a seis pontos da zona de repescagem – atualmente é o Equador, 20 pontos – o Chile vê sua vaga na África do Sul cada vez mais perto, caso mantenha a boa média das últimas partidas. E volte após 12 anos de ausência para sua oitava Copa do Mundo.

4 comentários:

Romano locali disse...

coxinha, acho que o restante da galera tinha que te pagar um salário, pô! só você que posta, meu!
ótimos textos!
abração!

Net Esportes disse...

Muito bom mesmo o Chile, e se o Brasil e Paraguai empatam seríam os líderes .... grande trabalho sem dúvida do Bielsa ....

Felipe Moraes disse...

Matias Fernández é bom jogador e poderá levar este Chile ao Mundial de maneira brilhante.

Abraço,
Felipe Moraes

Armando Teixeira Junior disse...

Fala Coxa !

Se liga no post do Brasil Mundial FC

http://colunas.globoesporte.com/brasilmundialfc/2009/06/11/galacticos-ii-o-retorno-segunda-era-comeca-melhor-que-a-primeira/

Te lembra alguma coisa ?

Processa a Globo lá ....rs

Abraços