7.6.09

Sobrevida bugrina

Conforme postado neste espaço há dois meses, o Guarani atingia o fundo do poço dentro de campo: rebaixado vergonhosamente da elite paulista após uma campanha pífia. Afundado em dívidas, abalado pelo rebaixamento, de técnico novo – Vadão assumiu pouco antes do início da Série B – e praticamente com a contratação de um elenco inteiro - 19 jogadores chegaram após o Paulistão – quem imaginaria um Guarani líder da Série B após cinco rodadas, com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado e com 100% de aproveitamento? Coisas que só o universo futebol explica.

A vitória arrancada no Orlando Scarpelli frente ao Figueirense
mostrou que o Bugre mudou totalmente seu espírito e atitude. Méritos totais para Vadão, que fez o Bugre atingir a segunda maior marca de vitórias consecutivas da história recente da Série B. XV de Piracicaba, em 1998 e Corinthians, em 2008, conseguiram sete vitórias consecutivas no início do certame. O Guarani não vencia cinco partidas seguidas desde 1996 e se vencer o Vasco pela sexta rodada atuando em casa, igualará uma sequência que não é alcançada desde 1984, na época dos áureos tempos da equipe.

Dentre os reforços que deram uma cara nova ao Bugre, estão o zagueiro Bruno Aguiar – autor do gol da vitória contra o Figueirense – o rodado meia Valter Minhoca – ex- Cruzeiro, Flamengo e Ipatinga - e o atacante Caíque, artilheiro do time na Série B com três gols. Mesmo com o impressionante começo e ressurgimento, fica difícil imaginar um Guarani, vindo de uma situação que veio, consiga um acesso para a elite do futebol brasileiro, da qual saiu em 2004. Mas em uma Série B que pinta mais equilibrada que a de 2008 e onde o Vasco, ainda o grande favorito ao acesso e ao título, ainda não embalou e pegou o “espírito” da competição, necessário para embalar, tudo pode acontecer. Ou alguém imaginaria um Guarani numa fase tão favorável como essa antes do início da segundona, após o anúncio da venda do Brinco de Ouro, enterro simbólico e montagem de um elenco inteiro?

5 comentários:

Persio Presotto disse...

o brasileirão, seja na série a ou na b, tem revelado gratas surpresas, casos do guarani, santo andré, portuguesa... abs, pp

Armando Teixeira Junior disse...

Realmente surpreendente a atuação do Guarani nesse início de série B.
Ofuscando inclusive a rival Ponte Preta, resta apenas saber se o ótimo trabalho de Vadão terá folego para um campeonato tão longo e repleto de candidatos ao acesso.

Erick Amirat disse...

O Bugre Campineiro realmente vêm sendo uma grata surpresa neste início de Campeonato. Espero que o planejamento da equipe tenha sido bem feito para que o Bugre não vire um cavalo paraguaio, perdendo jogadores ao longo do campeonato e mostrando uma fraca estrutura que está penando pra voltar a ser o clube tão glorioso que foi um dia.

Breiller disse...

Fico feliz por ver o Guarani reagindo, se recuperando rápido de um tombo feio. Tomara que o elenco do Bugre resista até o fim da Série B. Pois, as primeiras rodadas, revelam muito pouco do que será o retrato da competição. Caminho longo ainda...

E bacana a reflexão sobre a crise no River também, André. Já linkei lá na minha análise postada no Rola Blog como complemento.

Abraço!

Vinicius Grissi disse...

Nunca é bom duvidar de um clube da grandeza do Guarani. Torço para que consiga bons resultados e dê a volta por cima.

OBS: situação muito semelhante vive o Ipatinga, que não começou tão bem assim, mas que também surpreende.