9.6.09

Galácticos II: o retorno

O final da novela – que parecia mais um capítulo de Chaves, já que todos sabiam do final – entre Milan/Real/Kaká chegou com o anúncio da segunda maior transação da história do futebol: 65 milhões de euros. Sonho antigo da diretoria merengue, Kaká é o primeiro – e principal – reforço desta nova era Florentino Pérez. O mesmo Pérez que formou a partir de 2001, na sua gestão anterior, um time com nomes como Ronaldo, Figo, Beckham e Zidane, que deram a alcunha de galácticos ao time merengue. E com o recente sucesso e badalação do rival Barcelona após a conquista inquestionável da Europa através do triplete, o presidente do Real não deve medir esforços para trazer outros jogadores world-class ao time. O recém contratado Manuel Pellegrini terá em mãos algumas das melhores peças para devolver o Real Madrid ao topo, algo que não acontece desde 2001/02, após o voleio espetacular de Zidane na final daquela Champions frente ao Bayer Leverkusen. De lá pra cá, em um período de oito anos, dez treinadores diferentes passaram pelo Santiago Bernabéu. Considerando que o Real teve apenas 41 treinadores em sua história de 107 anos, é muito.

Mesmo com os recentes fracassos a nível continental – eliminado das últimas cinco edições da Champions League nas oitavas – o Real Madrid ainda é a grande “Meca” do futebol moderno, por todo o seu histórico de conquistas. E Kaká deixou bem claro em suas declarações que só aceitou a proposta merengue por conta de toda essa “aura” que o clube ainda possui: “A principio, minha idéia era ficar no clube, como sempre falei. Quero deixar claro que não foi uma escolha econômica, senão poderia ter feito outra escolha. Se um dia eu tivesse que sair gostaria de jogar no Real. Se por algum motivo isso tivesse que acontecer, como agora, eu gostaria de jogar no Real.”, declarou Kaká durante a coletiva do anúncio oficial. Mesmo sem definir o número que utilizará durante a temporada, o Real faz algo que sabe fazer com maestria: explorar a imagem do craque brasileiro, vendendo camisas oficiais do novo reforço em seu site oficial. Kaká chega ao Bernabéu como o oitavo “Bola de Ouro” e o 21º brasileiro a defender a mítica camisa merengue.

Sem alternativa por conta da própria incompetência, o Milan não titubeou em vender Kaká. E mesmo sem seu principal jogador dos últimos anos, não terá mais porque adiar a renovação da qual seu elenco tanto necessita, a qual já começou com a aposta em Leonardo. E como bem abordou o colega Filipe Araújo em seu blog Gambetas, Kaká e Real Madrid desejam recuperar os louros de glória de outrora: com 27 anos e no auge da maturidade e técnica, Kaká quer voltar a ser o melhor do mundo, enquanto o Real deseja novamente os holofotes por conta das glórias dentro de campo, não apenas pelos feitos do passado. Kaká já provou que é o atleta perfeito para conduzir os merengues até lá, pois além de toda a técnica que possui, exerce uma liderança natural, como acontecia no Milan e na Seleção Brasileira. E o Real Madrid é o time ideal para colocar Kaká novamente na rota de melhor do mundo.

Um comentário:

Filipe Araújo disse...

Tenho comigo que o Madrid é o maior clube do mundo. Apesar de não estar o maior clube do mundo. Com a chegada de Kaká, pode muito bem voltar ao topo. Pois o brasileiro só deve ter aceitado a trocar pelas promessas de reforços realmente diferenciados.

Obrigado pela referência ao Gambetas, André!

Saludos!

http:gambetas.blogspot.com