6.3.07

Drogba melhor do que o Eto'o?

Não há como escrever outro título para este post. "Plagiando" o colunista da Folha Rodrigo Bueno, que publicou em sua coluna de sábado este mesmo título, mas sem a interrogação, falando a respeito da eleição do marfinense Didier Drogba como o melhor jogador africano de 2006. Mas o porquê da interrogação no título do post? Seria Drogba melhor que Eto'o realmente? Vamos aos fatos.

Drogba atravessa uma fase espetacular no Chelsea. Artilheiro do Campeonato Inglês até aqui, com 18 gols, o marfinense teve um 2006 regado a muitos gols. Além de ter sido bicampeão inglês pelo Chelsea, ainda liderou sua seleção rumo à Copa da Alemanha, onde caiu no "grupo da morte" com Argentina, Sérvia & Montenegro e Holanda. Ainda no Chelsea, com a chegada do ucraniano Shevchenko, muito se cogitou sobre a sua ida para o banco. Mas Drogba deixou as dúvidas para trás e se firmou como o atacante mais letal do Chelsea e da Inglaterra na atual temporada.

Seu concorrente direto na eleição para melhor africano era o camaronês Samuel Eto'o, vencedor das últimas três edições da premiação. Em 2006, Eto'o foi um dos grandes destaques do elenco campeão europeu com o Barcelona, além de ser o artilheiro da Liga Espanhola em 2005/2006. Mas dois fatores pesaram contra ele para que não conquistasse novamente o prêmio este ano: a contusão no joelho, que o deixou afastado dos campos por mais de seis meses e a falha em levar a seleção de Camarões até a Copa de 2006. Portanto, nada mais justo do que premiar o marfinense com o mais importante prêmio do continente africano, onde ele venceu o camaronês por 79 votos a 74.
Essa acirrada disputa entre os dois principais astros do futebol africano mostra que o futebol daquele continente, assim como o sulamericano, já se transformou em um tracional exportador de mão-de-obra para o futebol, principalmente na Europa, onde diversos jogadores naturais do continente negro estão em destaque.

O terceiro melhor africano de 2006 é o volante ganês Michael Essien, um dos pilares da defesa do Chelsea. Um dos artilheiros do Campeonato Espanhol é Frederíc Kanouté, de Mali. Na Inglaterra, a maioria dos goleadores do campeonato local é de origem africana, tais como os nigerianos Yakubu, Kanu e Martins e o sul-africano Benny McCarthy. Apesar da má fase, um dos destaques do Lille na temporada é o nigeriano Peter Odenwingie. França, que aliás, é o maior reduto africano na Europa, muito por conta de inúmeros laços históricos e proximidade geográfica. A seleção francesa é um espelho disso, pois muitos de seus atuais jogadores são de origem africana, como Makelele, Thuram e Zidane. Por esses fatores, não vai demorar para que algum atleta da África seja eleito novamente como o melhor futebolista do mundo, assim como foi o liberiano George Weah em 1995.

Quem sabe não pode ser o marfinense Drogba, de 29 anos, com passagens por Le Mans, Guimgamp, Olympique de Marseille e Chelsea? Com certeza o Obina não é melhor do que o Eto'o, mas no momento, Drogba é. Então quem quiser, pode puxar o coro...

Perfil

Nome: Didier Yves Drogba Tébily
Nascimento: 11 de março de 1978, em Abidjian, Costa do Marfim
Clubes: Le Mans (1998 - 2002), Guimgamp (2002 - 2003), Olympique de Marseille (2003 - 2004) e Chelsea (desde 2004)
Jogos pela seleção: 40 (com 28 gols marcados)
Títulos: 2 Copas da Inglaterra
2 Ligas Inglesas

4 comentários:

Anônimo disse...

drogba e mil vezes melhor q eto´o sem duvidas nem uma o melhor atacante do mundoooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

na verdade o dider drogba e um bom jogador eo e´too tambem e em algumas situações o drogba eo melhor porque drogba sabe arcar drogba sabe contralar a bola e neste sentido consideramos o drogba como o melhor leva 95º/ e´too leva 85º/.

drogba.........

Anônimo disse...

na verdade o dider drogba e um bom jogador eo e´too tambem e em algumas situações o drogba eo melhor porque drogba sabe arcar drogba sabe contralar a bola e neste sentido consideramos o drogba como o melhor leva 95º/ e´too leva 85º/.

drogba.........

Anônimo disse...

dider drogba eo melhor jogador anivel de africa um pouco na englaterra drogba eo melhor de todos tempos ...........