19.2.07

Caminho para Atenas - Parte II

Continuando a série "Caminho para Atenas", destacaremos aqui os confrontos que acontecerão no próximo dia 21 de fevereiro.

Roma X Lyon

Seria este o confronto dos semelhantes? Duas equipes de conjuntos muito coesos e de um jogador cerebral. Juninho e Totti brigarão pela batutade comandante dos confrontos, e para isso, vão tentar reger suas equipes rumo as quartas da Champions. Principais estrelas de seus respectivos elencos, marcam os gols, batem falta e são os capitães. Dois jogadores de alto nível técnico que são capazes de desequilibrar uma partida a qualquer momento. Um confronto deveras equlibrado, mas com mais vantagem ao poderio mais ofensivo dos franceses.

No mais, o Lyon, que teve a melhor campanha na fase de Grupos (4v - 2E), está tentando reencontrar o futebol eficiente neste 2007. Apesar de ter conseguido somar apenas dois pontos nas cinco partidas em que o time não venceu na Liga Francesa, continua com ampla vantagem sobre o segundo colocado, praticamente garantindo o hexacampeonato francês. E isso é um grande alento motivador aos lioneses. Com o Francês quase garantido, podem concentrar toda a sua preparação para chegar longe na Champions, já que nas duas últimas edições, o bom time francês ficou nas quartas de final. Além de possuir o ótimo arqueiro Grégory Coupet, o meio campo da equipe é seu ponto forte. Além de Juninho, as boas chegadas de Malouda e os apoios dos volantes Toulalan e Tiago, lá na frente o artilheiro Fred pode ser uma das armas letais do time francês. Como opções, o técnico Gerard Houllier ainda tem a "eterna promessa" Milan Baros, adquirido na última janela de transferências européia, o bom meia sueco Kim Kallström, o atacante Benzema, além do volante brasileiro Fábio Santos, também recém-contratado, que fez ótimo Brasileirão pelo Cruzeiro. Com esse elenco, Houllier pode fazer variaçõs táticas de acordo com a necessidade das partidas, fazendo um time mais incisivo (4-3-3), ou mais cadenciado na meia (4-4-2).


A variabilidade de opções também é uma carta na manga da Roma do ascendente treinador Luciano Spalletti. Segunda colocada do Grupo D, com 10 pontos, o time romanista sabe como adotar o sistema Catenaccio (retrancado), quando necessário. Apesar de quase sempre jogar com apenas um atacante isolado na frente (geralmente Totti), o destaque dos romanistas é a flexibilidade de seu meio-campo, que ataca e defende bem em bloco. Além das investidas dos brasileiros Mancini e Taddei pelos flancos (na Itália, os chamados externos), A dupla de volantes da Roma é bem peculiar. São dois volantes que sabem sair para o jogo e tem bom passe: tratam-se por De Rossi e Perrotta. O grande articulador da engrenagem giallorossi é o chileno David Pizarro, com ótima visão de jogo, dribles precisos, lançamentos milimétricos e boa posse de bola. E todas essas engrenagens, com bom funcionamento, chegam até Totti, que é o grande líder e artilheiro do time. Conta com boas opções, como o recém-contratado meia sueco Christian Willhemsson e o atacante Mirko Vucinic, mas terá o desfalque de uma jovem promessa do elenco: o meia Alberto Aquilani, que está fora do confronto por conta de uma lesão na coxa.

Porto
X
Chelsea

Esse confronto põe frente a frente, criador e criatura, pois o Porto levou a Champions League de 2003/2004, em boa parte graças ao atual técnico do Chelsea, José Mourinho. Uma análise fria dá a impressão de ampla vantagem aos ingleses, mas o Porto é um time de muito brio e muito forte jogando no Estádio do Dragão.
No Chelsea, talvez essa Champions pode ser a última cartada para que Mourinho leve os Blues ao topo da Europa. Com a saída prematura nas duas últimas edições da competição, Mourinho tem quase que por obrigação dar o título da Liga dos Campeões ao Chelsea. Se não conseguir esse feito inédito para a equipe, é quase certo que ele sairá do comando da equipe, já que nos últimos tempos seu trabalho vêm sendo contestado por muitos torcedores e até emsmo pelo grande mecenas do Chelsea, o russo Roman Abramovitch. Tanto que na janela de transferências de inverno na Europa, o russo fechou a carteira, mesmo com a necessidade de repôr peças do elenco, combalido por muitas contusões, principalmente na defesa. No papel, é uma equipe fortíssima, mas que dentro de campo ainda não encontrou "o encaixe" para vencer e convencer. Apesar da primeira colocação no Grupo A, com 13 pontos, na Liga inglesa, o time vêm perdendo espaço para o Manchester United, seis pontos à frente dos Blues na liderança. Apesar da fogueira de vaidades que queima no elenco, não podemos ignorar a excelente fase do atacante marfinense Didier Drogba, artilheiro da Liga Inglesa e um dos artilheiros da Champions, com cinco tentos. Além de Drogba, a volta do excelente goleiro Petr Cech e da forte defesa da equipe capitaneada por John Terry, o meio campo da equipe londrina é fabuloso. O cão de guarda Makelele, Essien, o alemão Ballack e o ligeiro Robben são os pontos de equilíbrio da equipe, pois devem atacar em bloco e deixar a cargo dos dois volantes africanosa tarefa do primeiro combate. Ataque aliás, que vive um grande contraste: Drogba fazendo gol de todo jeito e o ucraniano Shevchenko, tentando achar o faro de gol perdido em Milão.

Apesar da inferioridade técnica, o Porto é um time muito aguerrido. Com boa campanha na Liga Portuguesa, onde é líder com folgas, fez ótima campanha no Grupo G da Champions. Com 11 pontos, empatou na liderança do grupo com o Arsenal, mas ficou na segunda colocação por conta dos critérios de desempate. Apesar de um início de crise na equipe, por conta de algumas partidas sem vencer na liga local, o técnico Jesualdo Ferrreira vai acertando a equipe para o dificílimo confronto com os ingleses. A grande figura da equipe nessa temporada, sem dúvidas, é o meia argentino Lucho Gonzáles. Capitão da equipe e um dos líderes do elenco, o futebol do argentino cresceu demais nessa temporada, sendo este um dos fatores que podem favorecer os portistas rumo às quartas. Os atacantes Hélder Postiga e Lisandro Lopes são rápidos, se movimentam bem e estão em boa fase também. Outro, que se estiver em boas condições técnica e pode desequilibrar o confronto é o brasileiro Andersom, ex-Grêmio, que está se recuperando de grave lesão. Na zaga, o grande destaque é o brasileiro naturalizado português Pepe, que além de defender, ainda marca seus golzinhos quando vai ao ataque.

Internazionale X Valencia

Não há como não destacar a irrepreensível campanha da Inter no Campeonato Italiano. São 16 vitórias seguidas, récorde nas ligas de ponta européias. Com o scudetto praticamente ganho e em momento favorável, é favorita para o confronto. Mas a equipe espanhola é uma das forças européias que surgiram nesta década, pois foi duas vezes vice-campeã européia (2000 - 2001).

O Valencia vêm credenciado pela boa campanha na fase de grupos, onde foi o primeiro colocado do Grupo D, com 13 pontos, cravando a segunda melhor campanha desta fase. Trata-se de um time muito experiente e tarimbado. O técnico Quique Flores conta com bom planteo, que tem como destaques os atacantes Fernando Morientes e David Villa. A forte defesa, comandada pelos experientes Canizares e Ayala, as boas investidas do esforçado lateral Miguel pela direita e o meio-campo pegador e técnico do Valência são boas armas. Quique Flores tem boas opções para montar o meio, com os volantes Baraja, Albelda e a revelação David Silva, além dos habilosos meias Vicente, Angulo e Joaquín. Se considerarmos que o técnico adota o 4-4-2 para o padrão tático da equipe, são seis jogadores para quatro vagas. Vai depender muito das necessidades do Valencia na partida.

A Inter está rindo à toa. Excelente campanha no Italiano e classificada para as oitavas da Liga dos Campeões depois do péssimo começo na competição, chega credenciada como a segunda colocada do Grupo B, com 10 pontos. Contestado demais no início da temporada, o técnico Roberto Mancini deu a volta por cima junto com o elenco interista. Tanto que, após um péssimo início de temporada, a equipe reina absoluta na Itália, ganahndo até quando não consegue apresentar um bom futebol. E com certeza, boa fase conta como um fator a favor dos italianos. Antes dos destaques da equipe, um grande reforço nos bastidores: A liberação do estádio Giuseppe Meazza para receber o confronto, por conta das medidas para adaptação aos estádios italianos para a segurança, desencadeada pela morte do policial Filippo Raciti há duas semanas atrás. Podendo atuar em casa e contando com o apoio do torcedor, a equipe poderá mostrar todo o potencial técnico que a credencias como favorita neste confronto. A defesa forte, liderada pelo "polêmico" Materazzi, é a melhor da Itália na atualidade. Além da boa zaga, as investidas dos laterias brasileiros Maxwell e Maicon são armas fortes para alimentar o ataque. Na cabeça de área, uma dupla fortíssma, composta por Cambiasso e Vieira, exímios marcadores e com qualidade para apoiar o ataque quando necessário. Na meia cancha, estão o veterano Javier Zanetti e Dejan Stankovic. Stankovic, aliás, que atravessa o melhor momento de sua carreira. Meia habilidoso e forte, ainda consegue marcar gols importantea para a equipe. também é um bom rematador de média e longa distância. Na frente, muita força física aliada a habilidade, com Ibrahimovic e Adriano. O atacante brasileiro, aliás, vem se recuperando de um péssimo início de temporada, iniciado com o fracasso brasilero na Copa de 2006. Mancini ainda conta com boas opções para todos os setores da equipe no banco - na defesa tem Burdisso, Córdoba, Grosso. Na meia, Figo e no ataque, os argentinos Crespo e Julio Cruz. E esse bom banco também pode fazer a diferença.

Barcelona X Liverpool

Ao lado de Bayern X Real Madrid, é o confronto mais equilibrado e esperado dessas oitavas. Reúne so campeões das duas últimas edições da Champions.

Indo direto ao ponto, o Barça, apontado no início da temporada como favoritíssimo ao bicampeonato espanhol e europeu sofre de muitos problemas atualmente. Perdeu a Supercopa Européia e o Mudial Interclubes, além de contusões que afastaram peças importantes de seu elenco. As contusões de Eto'o e Messi comprometeram o rendimento da equipe, que briga com Real e Sevilla pela Liga Espanhola e que só se classificou para as oitavas no último confronto, contra o Werder Bremen. Com 10 pontos, foi o segundo colocado do Grupo A. O técnico Frank Rijkaard, além de ter que ncaixá-los aos poucos na equipe novamente, está tendo que administrar problemas no elenco, envolvendo Eto'o e Ronaldinho, justamente os jogadores que podem desequilibrar o confronto. Mas todos esperam o futebol envolvente e ofensivo que deu aos catalães o título da Champions da última temporada. A defesa está reforçada em relação a defesa campeã, composta pela boa dupla Thuram-Puyol, além de Zambrotta e Bronckhorst nas laterais. O meio campo continua ótimo, com as boas chegadas de Xavi Hernandes e Iniesta, além da imprevisibilidade de Ronaldinho. Messi e Giuly brigam pela última vaga na meia, mas ambos tem características semelhantes e são bons jogadores. No ataque, o rápido Saviola, se contar com a presença de Samuel Eto'o, pode formar uma duple infernal pra cima dos zagueiros grandalhões do Liverpool. Agora, se Eto'o não estiver 100% e jogar o islandês Gudjohnsen, aí os zagueiros da equipe inglesa terão mais facilidade para neutralizar o ataque catalão.

O Liverpool, do técnico Rafa Benítez, está crescendo na temporada. A defesa continua sólida. A meia, com marcação forte e volantes que chegam bem ao ataque, rematando de fora da área. E na frente, o grandalhão Crouch está em boa fase, marcando até gol de voleio! A tradição do Liverpool e a aplicação tática de Benítez podem fazer frente ao Barça, que não vive bom momento nos bastidores. Se Ronaldinho é o grande ícone que pode desequilibrar do lado de lá, do lado de cá a liderança e o bom futebol de Steven Gerrard podem ser o diferencial. trata-se de um bom meio-campo, não imprevisível como o 10 do Barça, mas muito regular, de bom chute e visão de jogo. Ao lado de Crouch no ataque, está o bom holandês Dirk Kuyt, um dos destaques dos Reds nesta temporada.

Confrontos passados à limpo, todos esperam ansiosamente os vencedores desses embates. As possibilidades são muitas, mas nesse caso, todos os caminhos levam a Atenas. Os confrontos de volta serão realizados nos dias 06 e 07 de março. Quais os finalistas que estarão em campo no dia 23 de maio, no Estádio Olímpico de Atenas? Os Deuses estão de olho!

Rápido lembrete: A partir de março, os confrontos da Champions League e dos principais campeonatos europeus serão analisados no Eurogol, programa sobre futebol europeu veiculado pela rádio Unesp Virtual. O Eurogol vai ao ar as quartas, a partir das 17hs. Não perca! É so clicar nos links para obter mais informações.

Um comentário:

Felipe Moraes disse...

Dos primeiros confrontos, acho que apenas Manchester e Milan têm classificação garantida para a próxima fase.

Um abraço, Felipe Leonardo