14.2.07

Caminho para Atenas - Parte I

Uma vez,em um episódio, o saudoso Chaves soltou a pérola "A tormenta se avizinha". Então, usarei-a com um sentido mais benéfico para analisar um pouco mais sobre os embates das oitavas-de-final da Liga dos Campeões. Os jogos de ida acontecem na próxima semana, entre os dias 20 e 21 de fevereiro. Alguns jogos eletrizantes colocarão frente a frente algumas das melhores equipes européias na atualidade, ou seja, garantia de emoção e jogos bem disputados. Nessa primeira parte, faremos uma análise dos jogos de terça, dia 20. Quais os sobreviventes que conseguirão marchar até a capital helênica para a grande final, no dia 23 de maio?

Real Madrid X Bayern Munique

Trata-se do confronto mais equilibrado e imprevisível deste primeiro dia de jogos pelas oitavas. Além da tradição das duas equipes na competição (13 títulos da Champions em campo - 9 do Real e 4 do Bayern), as equipes passam por momentos semelhantes em suas respectivas ligas nacionais. Nos lados bávaros, o Bayern está de técnico novo - Ottmar Hitzfeld em lugar de Felix Magath - e no campeonato alemão é apenas quarto colocado. Mas mesmo com técnico novo, o Bayern não conseguiu achar um padrão de jogo sólido. As saídas de Ballack e Zé Roberto enfraqueceram demais o meio-campo da equipe, que temporada passada conquistou o bi alemão e da Copa da Alemanha. Mesmo atravessando momento irregular na Alemanha, o Bayern fez boa campanha durante a fase de grupos da Champions League. Terminou como o primeiro colocado do Grupo B, com 12 pontos (3V - 3E), à frente da Inter, Spartak e Sporting. Os destaques do time são a eficácia e velocidade do lateral Lahm, destaque da Alemanha na Copa 2006, o meia Schweinsteiger, um bom articulador e arma para remates de média e longa distância, as bolas aéreas para Makaay, Pizarro e Lúcio, que adora apoiar o ataque.

No Real, a situação dos "ex-galáticos" não é muito melhor que em Munique. O técnico Capello chegou à Madrid como um salvador da pátria, mas o seu trabalho está sendo super contestado por torcedores e até alguns jogadores do elenco merengue. Depois de "expurgar" Beckham e Ronaldo, Capello tentar entrosar de vez a equipe, que conta com muitas promessas, que podem estouras a qualquer momento, tais como os jovens argentinos Gago e Higuaín e o brasileiro Robinho, que ainda não disse a que veio. Os pontos fortes dos merengues são o artilheiro Van Nistelrooy, o ferrolho defensivo comandado por Émerson, além da rapidez de Robinho e cia. Chegou até as oitavas como o segundo colocado do Grupo E, com 11 pontos (3V - 2E - 1D), ficando atrás do Lyon. Este é o sexto confronto entre as duas equipes desde 1999/00, com 4 vitórias dos madrileños e duas dos bávaros.

PSV
X Arsenal

O atual campeão holandês e o vice-campeão europeu medirão forças. O PSV fez boa campanha na fase de Grupo, tendo terminado como o segundo colocado do Grupo C, ficando atrás do Liverpool. Tenta conquistar novamente a Liga dos Campeões, feito conseguido somente em 1987/1988. Como pontos fortes, possui a liderança do capitão Phillip Cocu, que além de dar segurança à defesa, ainda tem fôlego para ajudar o ataque, o excelente brasileiro Alex no miolo de zaga, que também é ótimo no jogo aéreo, além da rapidez do peruano Farfán e do marfinense Koné no comando de ataque, que ainda conta com Kluivert como opção, um velho conhecido de muitos torcedores europeus.

O Arsenal, do bom técnico Arsène Wenger, é apenas o quarto colocado da Liga Inglesa. Teve um começo de temporada irregular, mas aos poucos, Wenger conseguiu colocar o time nos trilhos. Por isso, os gunners conquistaram a primeira colocação do Grupo G. atual vice-campeão da Liga dos Campeões, o Arsenal conseguiu manter boa parte da base que perdeu a final para o Barça: A boa e sólida defesa continua, com os rápidos Touré e Eboue preeenchendo bem os espaços e ainda se aventurando no apoio ao ataque. Possui um meio-campo técnico e marcador, com o quarteto Gilberto Silva-Hleb-Fabregas-Rosicky, que dão o equilíbrio entre defesa e ataque, sempre com toque de bola muito envolvente. Na frente está o sempre perigoso e imprevisível Thierry Henry, capitão da equipe. Típico jogador raro hoje em dia, por se tratar daquele que pode decidir uma partida sozinho. Apesar da sentida ausência do arisco Van Persie, o togolês Adebayor vai mostrando bom entrosamento com Henry, como so dois grandalhões se revesando durante a partida como referência de área ou o atacante que busca a bola e vem de trás. Muitos consideram o Arsenal favoritíssimo, mas o PSV é um time tarimbado e pode aprontar pra cima dos ingleses.

Celtic X Milan

Talvez não seja de peso relevante para este confronto onde o Milan é favorito, mas o Celtic faz campanha irrepreensível no Campeonato Escocês, onde está a quase 20 pontos de vantagem para o segundo colocado. Na Champions, os escoceses venceram o confronto direto contra o Benfica e conquistaram a segunda vaga do Grupo F, ficando atrás do Manchester. Trata-se de uma equipe muito forte fisicamente (o botinudo Gravesen, por exemplo) sob a batuta do habilidoso meia japonês Shunsuke Nakamura, que além de ser bom articulador, é um exímio cobrador de faltas e escanteios. E isso pode ser um fator fiferencial no confronto, pois no ataque, o time escocês conta com o grandalhão Vennegoor of Hasselink, centro-avante apropriado para a tática do chuveirinho.

Para vencer a superioridade física do Celtic, o Milan conta com um time muito técnico, mas que ainda não se encontrou nesta temporada. Punido com a perda de pontos por conta do escãndalo do Calciocaos e com uma temporada muito irregular na Série A italiana, o Milan entra nesse confronto como favorito mais pela sua história do que pelo seu atual momento. Sem poder contar com Ronaldo na Champions (pois ele já havia atuado pelo Real na competição) e com um time com média de idade perto dos 30 anos, as saídas que a equipe têm são a regularidade de Kaká e a volta de uma melhor fase de Pirlo e Gilardino, além das investidas de Seedorf pelo lado esquerdo.

Lille X Manchester United

Dos confrontos desse primeiro dia, parece o de mais disparidade técnica. Mas a classificação do Lille para as oitavas foi emocionante. Precisando vencer o Milan na Itália e torcer por um resultado negativo do AEK Atenas, os franceses deram sorte e foram competentes: venceram os milanistas por 2 a 0 e o AEK apenas empatou. A combinação dos resultados deu o segundo lugar do Grupo H ao Lille, com 9 pontos. Estreante em fases finais na Liga dos Campeões, o Lille apóia-se na travessura aprontada por eles frente ao Manchester United na temporada passada, onde os franceses venceram os ingleses em casa e arrancaram um empate em Old Trafford. Esses pontos deixaram o United na última colocação naquela oportunidade, atrás do Lille, que foi à Copa UEFA. O time conta com as boas investidas do brasileiro Michel Bastos, que no Lille deixou de ser lateral e tornou-se meia, do meio campo Mathieu Bodmer, que cadencia e cria oportunidades aos atacantes, além da grande estrela da equipe, o atacante nigeriano Peter Odemwingie, um dos artilheiros do time na Liga Francesa, onde o Lille é o terceiro na atual temporada.

Vacinados pelo fracasso na Champions da última temporada, o ManU fez boa campnha e termnou como primeiro no Grupo F, apesar dos tropços frente ao fraco FC Copenhagen e ao Celtic. Na Liga Inglesa, reinam absoluto. Com seis pontos à frente do vice-líder Chelsea, o Manchester caminha firme rumo ao título inglês e chega à fase final da Champions como um dos favoritos ao título. Apesar do desfalque de Van der Sar na meta dos Red Devils, o conjunto do Manchester é excelente. Bons defensores (Vidic e Ferdinand), um meio campo compacto e Rooney inspirado podem fazer muita diferença pro lado inglês. Fora a ótima fase de Rooney, está o português Cristiano Ronaldo, que atravessa ótima fase e é apontado por boa parte da imprensa como um dos três melhores jogadores na atualidade.

O Opinião FC ainda fará a análise dos confrontos do dia 21 em breve. O berço das Olímpiadas e os torcedores aguardam ansiosamente para saer quem serão os finalistas da Liga dos Campeões 2006/07. Lembrando que a final é em partida única e as quartas de final serão sorteadas novamente pela UEFA. Esses elementos tornam qualquer prognóstico imprevisível, pois duas grandes potências podem se encontrar antes da final em Atenas. Os deuses gregos observam atentamente esses embates, como numa odisséia homérica. E nós também!

Um comentário:

Felipe Moraes disse...

Legal o preview dos confrontos das oitavas. Ando ansioso desde o fim do ano passado por estas partidas!!

Um abraço, Felipe Leonardo