28.8.06

Saudades do Campeonato Brasileiro...

O campeonato brasileiro já está na sua metade, mas a sensação que se tem é de que ainda não vemos uma grande equipe. É duro perceber que nem mesmo os times que estão na ponta da tabela apresentam um futebol vistoso. Não quero ser mais um hipócrita da imprensa que pede o falecido "futebol arte", porém, não consigo enxergar as equipes competitivas enchendo os olhos do torcedor. Tudo bem que Inter e São Paulo estão acima dos adversários, mas a realidade é que ambos montaram elencos fortes para disputar a Libertadores, e ponto final. Após o encerramento da competição Sul-Americana, ambos já dão sinais de que não são mais os mesmos. Ontem, senti falta do Ricardo Oliveira, do Rafael Sóbis, do Tinga, do Lugano...até do Bolivar deu aquela saudades...deve ser sinal dos tempos.

Olho os primeiros colocados e vejo o quanto caiu o nível técnico do campeonato nos últimos anos...E esse mal, a meu ver, é fruto das negociações de atletas para qualquer time que apareça, seja o jogador bom, ou ruim. Qualquer jogador meia boca que faz uma partida razoável é logo contratado para jogar na Arábia, no Leste Europeu, no Japão, e em outros tantos lugares onde a visibilidade é quase nula. É uma pena, para os jogadores, que não são vistos pela mídia e pelos técnicos da seleção, para os clubes, que não conseguem competir com as propostas de alto salário vindo de fora, e finalmente, para nós, torcedores, secadores, e jornalistas, que temos que agüentar um nacional fraco, e cada vez mais carente de craques.

Há alguns anos atrás, em 1998, por exemplo, as equipes que disputavam o nacional contavam com elencos mais fortes, e o resultado, era visto dentro de campo. O Corinthians venceu o campeonato daquele ano com um time cheio de estrelas, e mesmo assim, não houve um desmanche no ano seguinte. Pelo contrário, em 1999 o Timão era um time bem mais forte, e conseguiu levar o Paulista e o Brasileiro.

Nesse ano, vejo na ponta da tabela o São Paulo, que mesmo jogando com um time misto em várias partidas, vem liderando com relativa folga o torneio. O Internacional também está bem classificado, e a exemplo do Tricolor, jogou com os reservas em várias partidas. O problema é que o Vasco, que também jogou usou o time reserva por causa da Copa do Brasil, já está na quarta colocação. E cá entre nós, esse time do Vasco é bem fraquinho para poupar jogadores e ficar entre os cinco primeiros.

Mas a culpa é de quem afinal? Do calendário, dos clubes, dos atletas, da CBF, do Lula... Não sei, às vezes fico perdido em meio a tanta falta de transparência. Só espero que um dia eu possa ligar a TV e assistir um Fla-Flu de verdade, um Bahia e Vitória na Fonte Nova, ou um Cruzeiro e Atlético no Mineirão...

2 comentários:

Unknown disse...

E ae Felipe, sou o bruno do blog fut no coração, parabens pelo seu blog...nota 10 bem completo e com as opiniões muito legais, espero q agente possa trocar idéias aí para enriquecer os 2 blogs.

valeu

ABÇ

André Augusto disse...

Endoço quase tudo o que vc disse...
Excelente matéria!