18.12.06

Guerra Fria

A parte de cima do planeta bola está entrando no período de inverno, mas algumas ligas européias estão fogo, ao mesmo tempo em que outras estão mais frias que o próprio Pólo Norte. A virada de ano marca também o fim da primeira metade da maioria dos campeonatos de ponta na Europa, e mesmo com alguns jogos ainda por acontecer, o Opinião FC medirá a temperatura das ligas européias afora.

Com certeza, a liga mais fria é a francesa. O Lyon, campeão do primeiro turno há tempos, não encontrou nenhum dificuldade para golear o vice-líder Lens, fora de casa por 4 a 0. São simplesmente 17 pontos à frente do segundo colocado. Vantagem pra nenhum torcedor botar defeito. Esse hexa do Lyon nem o Boca Juniors perderia. A briga agora é pra ver quem será o vice na Ligue 1, e convenhamos, esse é um campeonato à parte.

Subindo um pouco a temperatura, mas ainda um pouco congelante está a disputa do Calcio. Com a Juve fora do caminho e o arqui-rival Milan empatando ao Deus-dará, Palermo e Roma tentam perseguir a Inter. A equipe rosanera tentou fazer frente aos interistas, mas já congelaram faz algum tempo dentro do campeonato, enquanto Totti tenta aquecer a Roma para mantê-la na disputa do scudetto. Mas a Inter está impossível. Quebrou seu recorde de vitórias consecutivas no Italiano (nove consecutivas) e segue a todo vapor para conquistar a taça, desta vez dentro de campo. A fase é tão boa que, além dos sete pontos de vantagem para a Roma, o zagueiro Materazzi faz até um gol antológico de bicicleta (vídeo abaixo). Saindo da esfera de disputa do título, destaques para o surpreendente Catania, quarto colocado, e para o Milan, apenas o décimo quarto e a três pontos da zona de descenso.


Na península ibérica, a temperatura sobe gradualmente. Em Portugal, O Porto já está a cinco pontos de vantagem do Sporting. O time de Lucho González, em ótima fase, é mais favorito do que nunca para chegar ao bi. Classificados para a fase final da Champions, os portistas não estão tendo dificuldades para manter a vantagem sobre o combalido Sporting, abalado com o péssimo desempenho da Liga dos Campeões, onde perdeu a vaga na Copa da Uefa frente ao Spartak Moscou. O Benfica está longe dos líderes. Na Espanha, o Barcelona perdeu o título mundial pata o Inter gaúcho e a liderança para o crescente Sevilla, mas está com uma partida a menos. O time de Luis Fabiano e Dani Alves vai mostrando que as recentes conquistas da equipe não foram um mero acaso do futebol. Com um conjunto forte e compacto, os rojiblancos prometem uma briga pelo título cabeça-a-cabeça com os gigantes do futebol espanhol, Barça e Real. Dois pontos separam o Sevilla, líder, do Real Madrid, terceiro. La Liga vem se mostrando o campeonato mais equilibrado e empolgante da Europa.

Na terra dos Beatles, Manchester e Chelsea brigam ponto a ponto pela liderança da Premiership. O surpreendente tropeço dos Red Devils frente ao West Ham deu a pitada de calor que faltava ao campeonato. O Chelsea fez sua parte, vencendo díficil jogo contra o Everton. Mas pelos lados de Stanford Bridge, o ucraniano Shevchenko justifica as origens e continua com o futebol congelado. Longe, mas não menos disputado, Liverpool, Arsenal, Bolton e Portsmouth brigam pela distante terceira colocação.

Num dos campeonatos mais disputados e aquecidos da Europa, o Werder garantiu o simbólico título de inverno ao vencer o Wolfsburg. Com os mesmos 36 pontos do Schalke, o time dos brasileiros Diego e Naldo supera a equipe de Gelsenkirchen no saldo de gols. O Bayern, campeoníssimo alemão em outros anos tenta manter-se na cola dos líderes, na terceira colocação. Mas a Alemanha tem seu "urso polar": O Hamburgo, de boa campanha no ano passado, só conquistou uma vitória em 17 partidas no Alemão e amarga a vice-lanterna.

Mas o que está pegando fogo mesmo são as oitavas de final da Liga dos Campeões, definidas semana passada. Com as partidas sendo disputadas somente em fevereiro, o Opinião FC analisará, após o Ano Novo, todos os confrontos do maior campeonato interclubes do planeta.

Façam suas apostas, bem aquecidos, pois na maioria desse campeonatos ainda há muita lenha pra se queimar!

2 comentários:

Thiago Barretos disse...

O sistema de pontos corridos faz com que os times mais organizados consigam ter uma maior regularidade, para assim, conseguirem permanecer na liderança de seus respectivos campeonatos. Eu diria que a maior surpresa é o Calcio, pois certamente ninguém esperaria um Milan tão patético e uma Internazionale tão irresistível...

Felipe Brisolla disse...

Realmente, esse ano muitos campeonatos vão acabar mais cedo na Europa. Pelo menos o Espanhol está pegando fogo e, no momento, não vejo nenhum favorito!