28.4.10

Milito ou Palermo?

*Texto redigido originalmente para o Passaporte Sportv

No dia 20 de Maio, Maradona vai apresentar a lista dos pré-convocados para a Copa e diz ter apenas três dúvidas. A principal delas está no ataque e já começa a gerar polêmica. Com Messi, Tevez, Higuaín e Aguero garantidos, Dieguito não sabe se chama o delantero Diego Milito, da Inter de Milão ou Martín Palermo, do Boca Juniors.

Se analisarmos somente os números, o dilema até se justifica. Milito faz ótima temporada na Itália, é atual vice-artilheiro do Calcio com 18 gols e vem decidindo na Champions League. Palermo também é o vice-artilheiro do Campeonato Argentino com 8 gols e recentemente se transformou no maior goleador da história do Boca. São 220 tentos com a camisa Xeneize.

Só que analisar futebol somente pelas estatísticas é o mesmo que se pautar por aqueles chatos matemáticos que aparecem em reta final de campeonato.

É notória a evolução de Diego Milito em Milão. O jogador está com mais mobilidade, tem perdido menos gols e passou a ser mais solidário com os companheiros. É participativo e está no auge, com 30 anos. Além disso, Milito já foi decisivo no primeiro jogo contra o Barcelona pela Champions e pode resolver mais uma vez.

Já Palermo continua sendo o mesmo “poste” de sempre dentro da área. Cabeceia muito bem, é verdade, mas peca na criação. Movimenta-se muito pouco e facilita a vida dos zagueiros. E já está com 36 anos.

O problema é que Maradona é torcedor do Boca e pode presentear Palermo pelo gol decisivo que fez contra o Peru nas eliminatórias. Para piorar, A AFA agendou amistosos fora da data FIFA, contra Jamaica (vitória por 2 a 1) e contra o Haiti, na próxima semana. Partidas que não dizem muito em termos de preparação, mas que servem para reforçar a iminente convocação do atacante do Boca. Mesmo que para isso, Maradona tenha que deixar Milito de fora...

Por mais que pareça uma loucura, como diz a imprensa argentina, alguém dúvida que ele é capaz? Eu não! Façam suas apostas.

4 comentários:

Débora Bravo disse...

Tenho que confessar que não acompanho nem um pouco os times argentinos. Só os que estão na Libertadores E no grupo do time carioca. Como o grupo do Flamengo não tinha nenhum time argentino não posso avaliar. Mas estou acompanhando a Liga e posso afirmar que Milito está fazendo diferença dentro de campo!

Pedro Leonardo disse...

Milito e Palermo têm estilos muito semelhantes: jogadores de área, artilheiros, fazendo o pivô, tocando e recebendo dentro da área. Mas é claro que o Maradona tem que levar o Palermo, el optimista del gol. Quem mais além de Palermo faria um gol como este, na hora certa, no lugar certo, fazendo o movimento perfeito: http://www.youtube.com/watch?v=uF4-B23PjUk&feature=related

Palermo é ídolo. El Titán.

Blog do Carlão - Futebol é nossa área disse...

Ah, Milito.

Lucizano disse...

Concordo Felipe, entre levar o Palermo e levar o Milito, prefiro o atacente da Inter. Palermo fez história, mas talvez seja a hora de dar chance para o Milito que segue jogando bem em um campeonato mais difícil, dois aliás.