22.4.10

Argentinadas

*Texto redigido originalmente para o Passaporte Sportv

Eles são intensos, apaixonados, dionisíacos… Das calorosas discussões sobre política às peladas de fim de semana, os argentinos se entregam por inteiro. Não há espaço para apatia. E nem é preciso ficar muito tempo aqui para perceber isso.

Vou usar uma partida de futebol para exemplificar. A começar pelos narradores, que além de contar os fatos, transbordam as locuções de chavões ufanistas e comentários pessoais. É comum ouvir coisas do tipo “Que é isso Riquelme??” ou “Faz o gol Palermo, faz o Gol... (em tom de choro) ". Como não torço para nenhum clube daqui acho o maior barato, já os torcedores... As partidas são “ultra” pegadas. A bola mal consegue rolar com tanta marcação e, por isso, raramente os placares são fartos. A maioria dos jogos terminam em 1 a 0, 1 a 1, 2 a 1... goleada é caso raro. E com a escassez de bolas na rede, a cada gol eles comemoram como se fosse um título. Uma vibração de tirar o fôlego. Neste vídeo eu consegui registrar um pouco dessa emoção. É o primeiro gol do Boca Jrs no último duelo contra o River Plate.




Com tanta paixão, os clássicos são super valorizados. E não tem só Boca e River não. Rosário x Newells, Huracán x San Lorenzo e Independiente x Racing são partidas que valem pelo campeonato. Com direito até a volta olímpica por parte dos vencedores.

Uma intensidade que se repete no romantismo das letras de tango, no gingado caliente dos dançarinos ou até mesmo nos beijos entre os homens na hora da saudação. Sim! Por aqui é normal homem se beijar na hora do cumprimento.


Alguns vão dizer que tanta “pasión” vem da influência italiana, outros preferem acreditar que essa é a característica que os diferencia dos demais. A distância entre o amor e o ódio por aqui é a tão curta quanto a capacidade do país de entrar e sair das crises econômicas. Mas essa é outra discussão, apaixonada é claro...

Um comentário:

Paolo disse...

Hola,

Quisiera saber si quisieran realizar un intercambio de links con la página www.futbolsudamerica.com. Si están de acuerdo, contáctanos a www.futbolsudamerica.com/contactanos.

Saludos